Com apoio da Prefeitura, Aracaju recebe Copa Brasil de Kart

Agência Aracaju de Notícias
21/07/2022 15h00

Já começou a 23° Copa Brasil de Kart. Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, a competição, considerada uma das principais do calendário nacional da modalidade, é realizada pela primeira vez no Kartódromo Emerson Fittipaldi, na Orla da Atalaia. Com mais de 226 competidores confirmados, até o momento, a edição deste ano já é considerada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) a maior no Nordeste, superando a da cidade do Conde, na Paraíba, que em 2017 recebeu cerca de 150 pilotos.

Competem, nesta primeira semana de provas, que segue até domingo, 24, dez categorias do Grupo G1: Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, F4 Sênior, Super F4, KZ Graduados e KZ Sênior. E entre os dias 26 e 30 serão conhecidos os campeões de outras 12 categorias, no Grupo 2: Sênior B, Sênior A, Super Sênior, Super Sênior Master, Super Sênior 60+, OK, OK Júnior, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master e F4 Sênior 60+.

Para que a competição pudesse ser realizada na capital sergipana, foi necessário um esforço conjunto entre a Prefeitura, a Federação Sergipana de Automobilismo e a  Federação Sergipana de Kart para que pilotos e equipes tenham segurança e comodidade durante os dias de competição.

O secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, Sérgio Thiessen, conta que receber a Copa Brasil de Kart é motivo de orgulho e alegria para a administração municipal

“Um evento como este traz grandes resultados de divulgação para a nossa cidade e incentiva a prática do esporte, além de movimentar o comércio e turismo. Isso realmente não tem preço. Vale destacar, também, que a reforma completa realizada pela Prefeitura no kartódromo deu condições para que esse evento pudesse ser realizado aqui”, frisa o secretário municipal.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA, Rubens Carcasci, é importante que esta competição esteja sendo realizada no Nordeste, porque assim, explica, há um fortalecimento do kart na região. Ele destaca ainda que, mesmo a competição ainda estando em sua fase inicial, já é possível avaliar como positiva esta edição em Aracaju.

“O kartódromo é fantástico. Eu tive o privilégio de inaugurar esse kartódromo em um outro evento, há 20 anos, e a estrutura é muito boa. Precisamos fazer algumas adaptações, pela quantidade de pilotos e de equipes que a gente está recebendo. Eles vêm com família e, por isso, a gente precisa ter preocupações importantes, mas temos uma ótima estrutura à disposição” afirma Rubens.

O carioca André Nicastro é o maior campeão da Copa Brasil, com nove títulos. Há mais de 30 anos disputando competições no kart, o piloto está focado em conquistar, este ano, o décimo título na competição.

“É sempre um prazer vir ao Nordeste. É difícil a gente vir pra cá, então é legal prestigiar essa que é a segunda competição nacional mais importante, depois do Campeonato Brasileiro, no fim do ano”, considera André.

Outro supercampeão que está na capital sergipana é o goiano Theo Salomão, de 10 anos. Vencedor do Capacete de Ouro em 2020, na categoria Kart Revelação, ele já conquistou, também, o Campeonato Brasileiro, em 2020, e a Copa Brasil, em 2021, na categoria Júnior menor.

“Esse é o campeonato nacional que todo mundo quer ganhar porque é um título muito bom para a carreira e que serve como treino para o Campeonato Brasileiro”, conta o jovem piloto.

Disputando na categoria Júnior, Guilherme Favarete, 14 anos, da cidade de Cuiabá, Mato Grosso, conta que ficou satisfeito com a pista e a cidade.

“Eu nunca tinha vindo aqui [Aracaju] e está sendo bem legal conhecer a cidade. A pista é boa, as curvas são de alta [velocidade]. Está muito bom”, relata Guilherme.