Não comparecimento às consultas prejudica celeridade do programa Ver a Vida

Agência Aracaju de Notícias
27/07/2022 10h05

Lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 18 de abril, o programa Ver a Vida visa zerar a fila de espera por atendimentos oftalmológicos, que cresceu nos últimos dois anos devido à pandemia da covid-19. Até o momento, o programa já realizou o agendamento de 7.167 consultas, entretanto apenas 3.730 pessoas compareceram ao atendimento. 

Diante do quadro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atenta que, se as pessoas continuarem sem comparecer na data agendada, a meta da gestão municipal de zerar a fila em oito meses precisará ser ampliada, acarretando em mais gastos de verba pública. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que o índice de faltantes é alto, representando uma taxa de absenteísmo (não comparecimento) de 48%, o que acaba prejudicando a celeridade do programa. 

“Caso a pessoa não tenha condição de comparecer no dia agendado, é importante que entre em contato com a Secretaria. Assim, podemos fazer o cancelamento, agendando outra pessoa que já está esperando há algum tempo na fila, para que ela possa realizar o procedimento”, orienta a secretária.

Esse contato pode ser feito através do número (79) 99653-2323, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Esse canal telefônico foi criado especificamente para atender os pacientes do Ver a Vida, para que possam tirar dúvidas sobre consultas, exames e cirurgias. Também é possível fazer o comunicado de forma presencial na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde o procedimento foi agendado.

Ver a Vida

Com a capacidade de 170 atendimentos diários, o programa já realizou 3.670 consultas e 893 cirurgias de catarata e 160 de pterígio, proporcionando mudança de vida às pessoas que compareceram às consultas, como é o caso da costureira Maria Aparecida Santos, que confirmou a transformação que está passando após realizar a cirurgia de catarata.

“Estava sem enxergar direito, com a vista toda embaçada. Vim fazer a revisão e está tudo ótimo. Estou só esperando a data da cirurgia do próximo olho, que já está marcada para setembro”, conta Maria.

Ela precisou se afastar da profissão por causa do avanço da catarata. Agora, já faz planos de voltar a costurar. 

“Essas pessoas que não estão vindo no dia agendado estão perdendo uma grande benção. O processo foi todo muito fácil e simples, recebi todas as orientações necessárias e estou muito feliz de poder recuperar minha visão”, expressa a usuária do serviço. 

Quem também viu a mudança de vida foi  a dona de casa Izabel Cristina. Segundo ela, teve todo o suporte necessário antes e depois da cirurgia de catarata. “Recebi a medicação, os óculos de proteção, tudo de graça. Se precisássemos pagar por uma cirurgia como essa, seria muito caro. Então as pessoas não devem perder essa oportunidade”, enfatiza.

Atendimento

O Ver a Vida conta com consultórios itinerantes, que viajam pela cidade fazendo as consultas, cirurgias e os atendimentos de revisão. Atualmente as carretas estão instaladas no estacionamento do Aracaju Parque Shopping para atendimento de todos os usuários do SUS Aracaju. O primeiro passo é buscar a UBS do bairro e solicitar sua guia, onde nela constará o dia e horário do atendimento, que será feito nos consultórios.