Meliponário de Aracaju exerce papel didático para crianças e jovens

Meio Ambiente
22/07/2022 15h32

A Prefeitura de Aracaju segue promovendo ações de educação ambiental para os jovens das unidades de ensino. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), utiliza o Meliponário no Parque da Sementeira no aprendizado de crianças, mostrando a importância das abelhas na melhoria das condições do meio ambiente na cidade.

Os meliponários são os abrigos de abelhas nativas do Brasil, conhecidas por não possuir ferrão e não serem nocivas ao ser humano. Estruturado no Horto Municipal de Aracaju, o local conta com sete espécies dessas abelhas e tem como objetivo ressaltar para a população o valor desses insetos que possuem importante papel de polinização, além da manutenção de todo o ecossistema.

A Coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira, cita que alguns meliponários, como o da Sema, têm uma função mais voltada para Educação Ambiental, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância das abelhas sem ferrão e sobre seus diversos usos pelo ser humano.

“O principal aprendizado que fica para essas crianças é que nós seres humanos não somos as únicas espécies que tem direito a viver no planeta. Conhecendo a importância que as abelhas têm para a reprodução das plantas e a biodiversidade de espécies de abelhas que existem, as crianças são sensibilizadas a perceber que cada tipo de ser vivo tem seu papel, sua função a ser desempenhada na natureza. Assim, todas as espécies de seres vivos precisam ser respeitadas e devem ter a possibilidade de continuar existindo” frisa a coordenadora.

O analista ambiental da Sema, Luciano de Gois, ressalta o aprendizado que as crianças recebem sobre a importância que esse grupo de abelhas têm para a polinização, “possibilitando, assim, o desenvolvimento dos frutos e a reprodução de várias espécies de plantas. No fim, o público consegue entender que, apesar de serem animais muito pequenos, as abelhas têm uma importância gigante e que devemos respeitá-las e ajudar a conservá-las”.