Prefeitura e ABIH concluem divulgação de Aracaju no Rio de Janeiro e Niterói

Indústria, Comércio e Turismo
22/07/2022 16h52

Na noite desta quinta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), concluiu mais uma etapa de divulgação de Aracaju no mercado nacional do turismo. 

Nesta 6ª edição do roadshow Viva Aracaju, a comitiva sergipana capacitou 180 profissionais entre agentes de viagens, executivos de operadoras e guias de turismo, nos municípios fluminenses de Rio de Janeiro e Niterói, região Sudeste do país.

Durante três dias de divulgação, foi elaborado um roteiro de trabalho com capacitações coletivas para agentes de viagens, guias de turismo e visita a executivos de uma plataforma internacional de “venda” (diárias) de hotéis.

Rio de Janeiro

Na terça-feira, 19, primeira noite do Viva Aracaju, equipes da Semict e da ABIH/SE realizaram capacitação para 120 agentes de viagens no Restaurante Fogo de Chão, no bairro de Botafogo. Além de vídeos, fotos, folheteria e brindes materiais ofertados aos participantes, o secretário Jorge Fraga reforçou, em seu discurso de apresentação, a singularidade dos atrativos de Aracaju, fazendo da capital sergipana uma novidade que chama a atenção de quem quer viver novas experiências turísticas.

“Publicações especializadas apontam a região Nordeste como destino preferencial dos turistas no pós-pandemia e, nesse cenário, Aracaju aparece como novidade, o que é bom. As pessoas querem experimentar coisas novas e nossa cidade é esse destino, por isso estamos aqui, para mostrar Aracaju aos cariocas, fazer com que eles nos visitem nas próximas férias ou mesmo em agendas de trabalho, eventos festivos ou feriados prolongados”, analisa o gestor municipal.

Jorge Fraga destaca as qualidades de Aracaju como fator positivo de competitividade, diante de destinos já consolidados. 

“O mercado do turismo é amplo, com destinos há muito consolidados, mas temos nosso espaço e estamos ganhando fatias importantes com o trabalho que a gestão realiza na cidade e com a divulgação que temos feito. Aracaju é uma cidade muito bem estruturada, organizada, bonita, agradável, limpa, tem um povo hospitaleiro e uma rede de receptivo e serviços que encantarão nossos visitantes. Somos novos e o novo sempre desperta curiosidade”, afirma o secretário

Hotel Urbano (Hurb)

No segundo dia de divulgação no Rio de Janeiro, a ABIH/SE realizou reunião com 15 representantes do Hotel Urbano (Hurb), uma agência online de viagens, responsável pela venda de milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil e também para o mercado internacional. 

“Estamos apresentando a força do turismo sergipano, com ênfase para os hotéis associados à ABIH e, óbvio, a nossa força do turismo: artes, cultura, natureza, eventos e gastronomia. Acreditamos em Sergipe, por isso levaremos seu nome para todo o Brasil e a Hurb levará para o mundo”, pontua o presidente da ABIH, José Wilson.

De acordo com a executiva comercial da Hurb, Thaiane Oliveira, a apresentação deixou toda equipe contagiada com os atrativos turísticos de Aracaju.

“Foi um prazer enorme ter uma nova visão, um novo conhecimento de um destino brilhante, um destino que a gente sabe que é acolhedor e hospitaleiro. A gente sentiu a energia da capital Aracaju aqui na nossa sede e isso foi maravilhoso porque vimos encantos que sequer a gente sabia”, revela a executiva carioca. 

Niterói

Finalizando a 6ª edição do Viva Aracaju, equipes da Semict e da ABIH/SE capacitaram 45 agentes de viagens, operadoras e guias de turismo no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói. 

De acordo com levantamento realizado após o final da capacitação no MAC/Niterói, de outubro de 2021, quando as viagens da caravana foram iniciadas, até a conclusão desta edição, a comitiva sergipana já visitou 15 municípios, de sete estados e do Distrito Federal, contabilizando 850 agentes de turismo capacitados.

“É uma marca extraordinária, são quase mil profissionais do mercado de turismo oferecendo Aracaju como um excelente produto para os clientes que estão em busca de destinos novos, com novas experiências turísticas, sol, praia, culinária diferente, artesanato, cultura e preços que caibam no orçamento doméstico. Foi isso que apresentamos nestes três dias aqui no Rio de Janeiro e não tenho dúvidas de que em breve receberemos muitos turistas na cidade, fruto desse investimento da gestão municipal em divulgação”, enfatiza o secretário Jorge Fraga. 

Com o mesmo otimismo, José Wilson considera positiva esta nova etapa de divulgação do destino Aracaju e a receptividade dos agentes capacitados. 

“A receptividade ao apresentarmos os atrativos turísticos de Aracaju tem superado nossas expectativas. Além disso, os atores do trade aracajuano e sergipano têm entendido, cada vez mais, que somente com união e conversão de esforços é que conseguiremos despontar e nos manter, nacional e internacionalmente, entre os destinos mais procurados. Temos tudo o que o turista busca, o que ele deseja, por isso tenho a certeza de que em pouco tempo estaremos em melhor posição no ranking nacional”, prevê o presidente da ABIH/SE. 

A próxima edição do roadshow Viva Aracaju está prevista para acontecer na região Centro-Oeste do país, nos dias 9 e 11 de agosto, nas cidades de Brasília/DF e Goiânia/GO.