Prefeitura dialoga com gestão do Hospital e Maternidade Santa Isabel

Saúde
22/07/2022 17h33

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, esteve reunida com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa e sua equipe técnica, para deliberar sobre a reformulação dos serviços contratados pelo município junto ao Hospital e Maternidade Santa Isabel. Neste sentido, na última quarta-feira, 20, as duas gestoras dialogaram com a presidente da Associação Aracajuana de Beneficência, mantenedora do hospital, Débora Leite, acompanhada de sua equipe técnica. Dentre as questões discutidas, a pauta que predominou foi a dificuldade sobre composição de escala de anestesiologistas, para realização de procedimentos cirúrgicos. 

“Essa reunião foi muito importante, para que pudéssemos alinhar com mais clareza as etapas a serem seguidas para redefinir esse cenário que vem se apresentando, os desafios que a nova gestão do hospital tem encontrado e que interferem nos fluxos e no atendimento dos pacientes que necessitam dos serviços e procedimentos executados no hospital. O Município de Aracaju sempre esteve aberto ao diálogo e cumprindo com o tem contratualizado com o Santa Isabel”, declara a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

Um dos pontos em discussão foi a necessidade de reformulação dos serviços contratados pelo município, diante da futura inauguração da Maternidade Municipal da capital ainda esse ano. Ficou firmado o compromisso da equipe do Hospital Santa Isabel em apresentar uma proposta com novos elementos para a carteira de serviços que a entidade poderá ofertar ao município, após a inauguração da maternidade municipal. “Assim que essa proposta for encaminhada, faremos a avaliação e o diagnóstico sobre a real necessidade da nossa rede”, afirma a gestora. 

Sobre a dificuldade na composição de escalas com anestesiologistas, assunto também discutido na reunião com a SMS e a SES, nesta quinta-feira, 21, a situação foi pauta da audiência realizada junto ao Ministério Público.

“Por orientação do promotor Rony, ficou acordado que uma nova proposta seria enviada pelo Santa Isabel, para a cooperativa de anestesiologistas e para outras cooperativas com essa oferta de serviço. Quando essa etapa for cumprida, o Ministério Público tentará mediar a questão para que se chegue a um denominador comum”, explica o diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos Mota.