Aracaju já vacinou mais de 186 mil pessoas contra a influenza

Saúde
25/07/2022 16h05

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já aplicou 186.419 doses da vacina contra influenza e mantém o trabalho de imunização ativo, enquanto houver estoque na rede. A campanha contra a influenza é anual e foi destinada a grupos prioritários específicos, os quais são considerados mais vulneráveis ao agravamento dos sintomas do vírus da doença. 

Porém, encerrada a campanha de vacinação e ainda restando doses da vacina, abriu-se oportunidade para a população geral também poder se vacinar. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a rede municipal está utilizando as vacinas que não foram buscadas pelo público prioritário durante as fases de convocação da campanha.

“É importante que a população compareça aos pontos de vacinação o quanto antes, visto que só teremos essa vacinação até zerar o estoque. O envio de novas doses só será realizado pelo Ministério da Saúde na próxima campanha de vacinação, que só ocorrerá no próximo ano”, explica Larissa. 

Os maiores índices de vacinação estão em idosos com 60.831 imunizados; crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos com 25.711 vacinados; trabalhadores da saúde com 16.557; professores com 5.104; gestantes com 2.700 vacinadas; e 399 puérperas vacinadas.

Acesso

A distribuição do que o município ainda tinha armazenado, foi feita para todos os pontos. Mas, diante do baixo estoque das doses de influenza pelo fim da Campanha, em alguns locais de vacinação podem já ter zerado o estoque do imunizante.

Para ter acesso à vacinação contra a influenza, todas as pessoas acima de 6 meses podem receber o imunizante, o qual foi distribuído para todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, nos três shoppings da capital (Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping), Parque da Sementeira (de 8h às 13 horas) e o Carro da Vacina que, nesta semana está na rua Bolívia, em frente à praça da Igreja dos Capuchinhos, no bairro América.

Para receber a vacina, basta apresentar cartão SUS, cartão de vacinação (se tiver) e comprovante de residência de Aracaju.