Prefeito Edvaldo acompanha instalação de pontilhão no bairro Jardim Centenário

Agência Aracaju de Notícias
25/07/2022 16h21

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na tarde desta segunda-feira, 25, a instalação de um pontilhão sobre o riacho do Cabral, no bairro Jardim Centenário, zona Norte de Aracaju. Com 12 metros de extensão, a estrutura metálica substitui uma passarela de madeira improvisada, que existia no local, garantindo mais segurança aos moradores ao fazerem a travessia, para ter acesso à avenida Euclides Figueiredo. Além do pontilhão, a gestão municipal realizará outras intervenções urbanísticas na área, incluindo a instalação de iluminação.

"As melhorias nesta região do Jardim Centenário sempre estiveram dentro das nossas prioridades e, poder dar início hoje, me deixa muito feliz. A instalação deste pontilhão é muito significativa, visto que as pessoas que residem do outro lado do rio, para chegarem à avenida Euclides Figueiredo, ou tinham que se arriscar em uma ponte de madeira, ou precisavam fazer uma volta muito grande. Agora, com essa nova estrutura, as pessoas poderão atravessar, com total segurança, tendo mais conforto e dignidade", destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou, ainda, que o projeto inclui melhorias na via de acesso e a instalação de iluminação. "Agora que já instalamos a ponte, vamos executar os outros serviços para trazer qualidade de vida às pessoas que moram aqui. Vai ficar muito bonito. Aproveito para parabenizar o vereador Binho, que sempre lutou pelos interesses desta comunidade e nos reforçou o pedido para que a obra fosse feita", afirmou.

Da mesma forma, o vereador Binho pelo Social agradeceu ao prefeito pelo "compromisso com a comunidade". "São 30 anos enfrentando diversas dificuldades aqui e hoje, nós, moradores, vemos um sonho se realizando. A expectativa sempre foi muito grande, então agradeço, mais uma vez, ao prefeito Edvaldo, pelo comprometimento, compromisso e respeito aos moradores do bairro Jardim Centenário", disse.

"Grande mudança"

Assim como o vereador Binho, outros moradores acompanharam a instalação da estrutura ao lado do prefeito e demonstraram satisfação pela iniciativa da gestão municipal. A dona de casa Valdira de Oliveira Santos, que reside no local há 40 anos, é um exemplo. Para ela, a obra representa "uma grande mudança". "Para nós, que vivemos aqui e sentimos na pele as dificuldades, é muito importante. Quando chovia isso aqui enchia e era muito difícil levar as crianças na escola. Era uma dificuldade. Mas agora, com essa ponte de metal, vai melhorar muito. E com as outras melhorias que o prefeito anunciou, será ainda melhor. Só temos a agradecer", expressou.

Outro morador que comemorou a ação foi o aposentado José Barreto. "Isso foi tudo para mim. Passo por esse local todos os dias e antes não tínhamos segurança nenhuma. Era um perigo. Agora, sim, vou atravessar me sentindo mais seguro, com tranquilidade. É uma grande melhoria para nós que moramos aqui. Tenho certeza de que ainda veremos outras mudanças aqui", salientou.

Investimento

A nova ponte em estrutura metálica possui 12 metros de extensão, contando com 1,2 metros de largura. Para que ela fosse instalada no local, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) construiu uma base de concreto em cada margem do riacho e realizou serviços na rede de drenagem. Para a instalação da nova passarela, foram investidos R$ 174 mil.

"Este é um pedido antigo dos moradores, visto que aqui havia uma ponte de madeira e que, quando o rio enchia, ela ficava encoberta, impedindo a passagem da população. Optamos por manter esse conceito de passarela, que não passa carro, mas que permite a travessia de pessoas, cadeirantes, bicicletas e motocicletas. Com certeza, dará muito mais conforto e, principalmente, garantirá a travessia segura dos moradores", detalhou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.