Prefeitura orienta população sobre cuidados no combate ao Aedes aegypti

Agência Aracaju de Notícias
26/07/2022 14h20

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no dia 20 de julho, Aracaju continua apresentando médio risco de infestação de Aedes e tem três bairros com alto risco de surto ou epidemia: Palestina, Porto Dantas e Santos Dumont. Entre eles, o que mais chamou atenção foi o bairro Porto Dantas que, no último levantamento, estava com índice de infestação em 4,1 e só caiu para 4,0. Sendo assim, a Prefeitura de Aracaju alerta sobre a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti.

Neste ano foram confirmados 584 casos de dengue, 253 de chikungunya e sete de zika, sendo o total de 844 casos de arboviroses e um óbito, até o momento. Apesar de terem sido realizadas inúmeras intervenções, inclusive baixando o número de bairros do LIRAa de maio, que eram sete de alto risco e passaram a ser três, neste mês, o número grande de bairros de médio risco permaneceu, fazendo com que o índice geral continue o mesmo do mês de maio. 

De acordo com o gerente do Programa de Combate ao Aedes aegypti em Aracaju, Jeferson Santana, o mosquito se desenvolve, principalmente, em locais com água parada e limpa. Então, é necessário que a população redobre a atenção e evite que a água fique parada porque ali pode se tornar um possível criadouro, um foco de mosquito.

“A nossa orientação básica é que as pessoas observem suas casas, seus quintais e seus imóveis, no sentido de que, se a pessoa tiver a necessidade de armazenar água em lavanderias, caixas d'água, tonéis, que tenha a certeza de que esse depósito está muito bem tampado, mantendo uma rotina de limpeza pelo menos uma vez por semana. No caso de depósitos menores, como plantinha, ralo,  garrafa, latinha e pneu, a gente orienta que as pessoas descartem de forma correta”, declara Jeferson.

Ações de combate

Entre as estratégias para mudar esse cenário, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem realizado a aplicação de fumacê costal e mutirões de limpeza, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a fim de combater o mosquito causador de doenças como dengue, zika e chikungunya, mas a participação da população nesse trabalho é essencial.

Durante o mês de agosto, a Prefeitura intensificará ações de combate, todos os sábados do mês. Ainda assim, é importante lembrar que o combate ao mosquito só é possível quando há ações preventivas e contínuas por parte, também, da população. Cada cidadão pode fazer a sua parte para reduzir o número de pessoas infectadas e, consequentemente, minimizar o risco de complicações e óbitos.

Desta forma, Jeferson Santana orienta a população a verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; colocar uma tela fina nos ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem todos os reservatórios de água, para que dessa forma seja possível se prevenir das doenças.

Mutirões do mês de agosto

06/08- Porto Dantas
13/08 - Bairro América
20/08 - José Conrado de Araújo
27/08 - Bairro Industrial