Prefeitura orienta fluxograma de atendimento à gestação de alto risco

Saúde
27/07/2022 14h59

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece uma linha de cuidado às pessoas gestantes de alto risco. Os atendimentos têm início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é realizada a primeira consulta.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, todas as unidades do município ofertam a consulta gestacional. É importante que a pessoa, ao constatar a gravidez, procure o mais rapidamente o serviço de pré-natal para já começar o vínculo com os serviços de saúde, através da UBS mais próxima da onde reside.

“Nas UBSs, a pessoa gestante realiza os primeiros exames, recebe as vacinas e orientações necessárias. Após avaliação, é preenchido a ficha de referência de estratificação de alto risco e inserida no sistema. O Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação de Aracaju [Nucar], avalia se a ficha preenche os critérios de estratificação de risco, realizando agendamento para as especialidades médicas, no Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher [Caasm], que funciona dentro do Cemar”, explica.

Avaliação de risco gestacional

Depois de agendadas via sistema IDS de regulação pelo Nucar, as pessoas gestantes de alto risco têm acesso a especialidades médicas no Caasm. “No local são realizados os exames laboratoriais e de imagem, com acolhimento de escuta qualificada pela equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, realizando o atendimento de sinais vitais, antropometria e sinais de alerta”, enfatiza Léa.

Maternidade

É assegurado para toda pessoa gestante de alto risco, o direito de encaminhar-se à Maternidade Santa Izabel, mantendo a articulação entre as equipes da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial especializada. Depois do parto, é realizada a visita domiciliar até o 7º dia de vida do bebê, pela equipe multiprofissional das Unidades.