Como forma de controle da qualidade do serviço prestado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), há pouco mais de três meses, vem realizando visitas aos pacientes que realizaram cirurgias do Programa Ver a Vida. Até o momento, já foram realizadas aproximadamente 650 visitas para os operadores que realizaram cirurgia entre abril e maio.
“Depois de realizada a cirurgia, enfermeiras da SMS, muitas vezes acompanhadas por agentes comunitários de saúde, estão visitando os pacientes que realizaram procedimentos no Programa Ver a Vida, para um check list de avaliação da cirurgia de controle de infecção. Os pacientes respondem um questionário com perguntas sobre o atendimento, é verificado o olho operado, se apresenta algum sintoma no pós-operatório, entre outras perguntas”, explica a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Nádia de Assis.
Respondido o questionário, e não tendo nenhuma queixa do paciente e nenhum sinal de infecção no olho operado, as enfermeiras fazem a anotação sobre todo o ocorrido.
“Caso os profissionais de saúde observem algum sinal de infecção no olho ou queixas dos pacientes, as enfermeiras entram em contato com a Unidade Básica de referência e marca uma nova consulta para o usuário. A visita é finalizada com a assinatura do paciente no questionário, deixando claro, que a equipe pode pedir o RG do operado apenas para confirmação da identificação, não recolhendo nenhuma cópia e não ficando com nenhum documento do paciente”, enfatiza a coordenadora.
Ver a Vida
O Programa Ver a Vida, lançado em 18 de março, tem o objetivo de zerar a fila de espera por atendimento oftalmológico. As carretas do programa estão instaladas no estacionamento do Aracaju Parque Shopping para atendimento de todos os usuários do SUS Aracaju que estão na fila de espera da oftalmologia.
Tanto para as consultas, quanto para as cirurgias, o acesso ao serviço não é porta aberta, necessitando de encaminhamento pela rede de saúde e regulação. Desta forma, o usuário que já estava na fila de espera por esse atendimento recebe da sua Unidade Básica de Saúde de referência uma chave de acesso, onde consta a data e o local a comparecer.
O usuário passa pela consulta e, após essa avaliação médica, quando há necessidade de cirurgia, recebe todas as orientações necessárias, bem como é informado quando ocorrerá o procedimento e toda documentação que deverá ser apresentada no dia.