Prefeitura de Aracaju articula secretarias para prevenção de violências nas escolas

Educação
28/07/2022 17h57

A Prefeitura de Aracaju está realizando um trabalho intersetorial entre suas secretarias, visando a prevenção de violências nas unidades de ensino municipais. O projeto, desenvolvido através da parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Comunicação (Secom) busca preparar gestores escolares para lidar, da melhor forma possível, com situações que envolvam violências internas ou externas. Nesta quinta-feira, 28, as três pastas se reuniram, no Centro Administrativo, para traçar as estratégias da formação.

De acordo com o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, esta formação, que será dirigida a diretores e a coordenadores pedagógicos, faz parte de uma política de formação continuada da Semed para todo o corpo docente da rede. 

“Os atuais gestores das escolas foram recém-eleitos democraticamente pela comunidade escolar e precisam passar por uma série de capacitações, que envolvem várias temáticas, como meio ambiente, gestão administrativa da escola e, também, essa especificidade da segurança, de como se colocar diante de eventos extraordinários, que não fazem parte da rotina escolar, eventos que possam trazer algum tipo de dano para os membros da comunidade escolar. Há uma preocupação da Semed em dialogar com a Semdec e com a Secom para que esse trabalho seja feito da melhor forma possível, evitando gerar pânico na escola e na comunidade no entorno”, afirma Ricardo.

Para o secretário da Defesa Social e Cidadania, tenente-coronel Sílvio Prado, com esta iniciativa, a gestão municipal está trazendo inovação para suas ações.

“A gestão está dando um passo inovador, que é fazer um simulado preventivo para passar conhecimento, principalmente aos funcionários e diretores de escolas, de como proceder em uma situação de emergência. Não estamos esperando que essa situação aconteça para fazer, estamos treinando os colaboradores preventivamente, para evitar danos materiais e humanos dentro das escolas municipais de Aracaju”, ressalta Sílvio. 

A formação abordará ameaças externas que possam acontecer nas escolas, tendo como base eventos violentos registrados no Brasil e no mundo, como o uso de arma branca e de arma de fogo, por exemplo.

“Este projeto visa criar um ambiente seguro nas escolas, por meio da prevenção e do gerenciamento de riscos. O projeto está sendo trabalhado há alguns meses entre a GMA e a Semdec, através de suas equipes técnicas, e viabilizará uma capacitação para que os gestores das escolas saibam lidar com situações de emergência. Essas reuniões prévias entre as secretarias são importantes para que tudo dê certo e que consigamos o máximo de acertos durante o treinamento propriamente dito”, frisa o especialista em segurança da Semdec, GM Robson Bispo. 

O ciclo de formação continuada para gestores escolares iniciou no último dia 11 de julho e será dividido em cinco módulos, ministrado durante todo o ano de 2022, e abordará temas do cotidiano escolar.

“Com o retorno presencial das aulas, estamos percebendo que, assim como a sociedade em geral, a escola tem enfrentando muitas questões sérias em relação à segurança e à convivência coletiva. Por isso, estamos fazendo essa formação continuada para os gestores. Cada vez mais estamos fazendo ciclos de encontros e avaliação com o objetivo de fortalecer a todos, para uma melhor convivência, diminuindo as questões de problemas de convivência social e estamos articulando a partir de problemas reais, que tem acontecido no dia a dia”, destaca a secretária-adjunta da Educação, Maria Antônia de Arimateia.