Copa Brasil de Kart fomenta turismo na capital

Agência Aracaju de Notícias
28/07/2022 16h36

Desde o último dia 20, Aracaju recebe, pela primeira vez, a 23ª edição da Copa Brasil de Kart, uma das principais competições do calendário nacional da modalidade. Com apoio da Prefeitura de Aracaju, o evento esportivo acontece no kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla da Atalaia, e tem sido importante do ponto de vista econômico, com o fomento ao setor de turismo e gastronomia, uma vez que a ampla maioria dos competidores e suas equipes vêm de outras regiões do país. 

A competição segue até o próximo sábado, dia 30, em uma pista totalmente repavimentada em Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ), entregue em maio deste ano pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). As mudanças promovidas pela administração foram fundamentais para que a capital recebesse um evento desta dimensão e a colocasse neste tipo de calendário esportivo. 

"Aracaju é uma grande arena de esportes, somos um destino perfeito para receber eventos esportivos, temos ginásios para competições fechadas, ruas e avenidas com ótimo piso para competições ciclísticas e de corridas, temos belas praias para competições de areia em diversas modalidades esportivas, rios para competições náuticas e um kartódromo que encantou pilotos de todas as partes do país, durante a Copa Brasil de Kart”, destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga. 

Conforme a aponta a gestor, eventos esportivos têm uma particularidade importante no somatório de turistas que chegam na cidade. “Além dos próprios competidores, a cidade recebe, também, as comissões técnicas desses atletas, seus familiares e, ainda, simpatizantes do esporte de outros estados e municípios, ou seja, eventos esportivos têm efeito multiplicador no fluxo turístico e isso dá mais demanda para nossa rede hoteleira, nossos bares e restaurantes, nosso comércio, nossos mercados e outros serviços. Isso é dinheiro circulando e gerando renda para nossos trabalhadores e receita para a economia municipal", aponta Fraga. 
 
A realização do projeto em Aracaju tem impacto positivo em toda a cadeia produtiva ligada ao turismo, desde os hotéis, restaurantes até os motoristas de aplicativo e táxis, garantindo renda para toda uma gama de profissionais. 

“Primeiro precisamos registrar o número de inscritos, 241, que é super expressivo. Se você pegar esse número de pilotos e toda a estrutura de uma equipe, no mínimo cinco pessoas, são mais de mil utilizando os hotéis e restaurantes da cidade. Ficamos muito satisfeitos porque sabemos da importância do apoio da Prefeitura de Aracaju, que viabilizou a pista, fez a limpeza e paisagismo no kartódromo”, aponta o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), Kennedy Fonseca. 

Para quem vem de fora, como o chefe da equipe DTM Performance, do Rio de Janeiro, Marcelo Francisco, fica uma impressão positiva em relação à hospitalidade da população local.

“A receptividade e estrutura é muito boa. A gente que viaja o Brasil inteiro viu, aqui, um lugar muito favorecido para se hospedar e alimentar. Tudo muito bom. Em todo lugar em que eu fui, me receberam bem, com uma atenção bacana”, relata Marcelo.

O piloto André Carvalho, que veio de Rondônia, ressalta, ainda, a beleza da paisagem e o fácil acesso à praia, de maneira que é possível competir em um clima agradável e estar perto de ótimas opções de lazer nos tempos livres. 

“A logística é maravilhosa, sem falar que fica perto da praia, ou seja, ainda dá a chance da gente se divertir. A culinária também é maravilhosa. Está de parabéns a cidade e o evento”, acrescenta André.

A opinião é compartilhada pelo também piloto Bruno Grigatti, que desembarcou em Aracaju vindo de São Paulo. 

“O pessoal é muito receptivo, sempre me trataram muito bem. Acho que a estrutura é bem bacana, que acolhe. Com o kartódromo na orla, os hotéis estão perto, assim como os locais para comer”, conta o piloto.