Agosto Dourado: Prefeitura reforça importância do aleitamento materno

Saúde
29/07/2022 16h31

Em alusão ao Agosto Dourado, mês de reforço sobre a importância da amamentação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca os benefícios que o leite materno oferece ao crescimento e desenvolvimento da criança.

O dourado é a cor escolhida para a campanha justamente pelo padrão ouro de qualidade do leite materno. Ao nascer, o bebê deve ter o contato pele a pele, devendo ser colocado no colo da mãe, no peito, para que esse ato de sugar, tão instintivo, tão fisiológico e tão natural já aconteça. Esse instante é chamado de momento ouro, o primeiro minuto na vida de uma criança, por isso o nome Agosto Dourado. 

“É um dos primeiros vínculos entre mãe e bebê, logo após o parto. E mais que um momento de afeto, o aleitamento materno, quando estimulado e mantido de forma exclusiva até os seis primeiros meses, e de maneira complementar até os 2 anos ou mais, se torna um fator de proteção contra doenças. O indicado é que apenas após esse período, outros tipos de alimentos comecem a ser introduzidos na alimentação da criança", explica a referência técnica do Programa de Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem da SMS, Cerisa Bonfim.

Leite materno

Ainda segundo a referência técnica o leite materno além de nutritivo e completo, é de fácil digestão, diferente do leite artificial. “O leite materno também é rico em vitaminas, proteínas e anticorpos que ajudam a proteger a criança nos primeiros meses de vida contra diarréias, infecções respiratórias, otites e alergias. Diminuindo o risco de doenças crônicas como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade”, reforça.

Outro ponto destacado por Cerisa, é que ao contrário do que alguns dizem, não existe leite fraco. A mãe com carências nutricionais, assim como uma mãe com mais condições de se alimentar melhor, terão um leite com as mesmas propriedades e os mesmos benefícios.

“E não é apenas o bebê que se beneficia com a amamentação. A mulher que amamenta reduz o sangramento no período pós-parto, pois o ato aumenta as contrações do útero, fazendo com que o risco de desenvolver hemorragias diminua. A mulher que amamenta também diminui o risco de ter câncer de mama, de útero e de ovário”, orienta.