Em parceria, Prefeitura garante reinserção social de usuários da Casa Lar

Assistência Social e Cidadania
30/07/2022 23h57

Um casal de irmãos gêmeos, acolhido pela Casa Lar “Um”, foi surpreendido neste sábado, 30, ao receber o apartamento deixado em vida por seus pais como herança, no bairro 17 de Março, totalmente reformado e com nova mobília. Isso foi possível a partir de uma parceria da Prefeitura de Aracaju, por intermádio da Secretaria da Assistência Social, junto à associação sem fins econômicos Acalanto Sergipe, cadastrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e o projeto social “TransformAção”.

Os irmãos foram acolhidos em 2019 pelo Abrigo Caçula Barreto, unidade destinada a adolescentes, onde passaram um ano. Depois foram transferidos para uma das Casas Lares, onde permanecem há quase três anos, recebendo o cuidado de assistentes sociais, psicólogos e cuidadores sociais. A partir da autonomia desenvolvida por meio do trabalho desta equipe, ao completarem a maioridade, eles deixarão de viver em situação de acolhimento e passarão a ser protagonistas de suas próprias vidas.

Atualmente, os gêmeos estudam numa unidade de ensino da rede particular com bolsas conquistadas por méritos próprios e atuam como jovens aprendizes, fruto da parceria entre a Assistência Social do Município, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE). Os irmãos têm 17 anos de idade e até que completem a maioridade passarão os fins de semana no apartamento sob a supervisão da equipe técnica do Município e dos avós que residem próximo ao local.

De acordo com a gerente da Alta Complexidade da Proteção Social Especial (PSE) do Município, Monique Tayanine Cruz, mesmo sendo reinseridos na sociedade, os irmãos continuarão sendo assistidos pela pasta, "para que não se sintam sozinhos e para que possamos atender qualquer necessidade que possa surgir".

“Esses jovens são acolhidos há quase quatros em nossos Abrigos. Antes da mãe deles falecer, ela deixou esse bem material. A secretaria, através de suas equipes técnicas das Casas Lares, preocupada em proporcionar qualidade de vida aos gêmeos, procurou alguns parceiros como a Acalanto, que nos apresentou o projeto Transformação, e fez um trabalho belíssimo. Somos muito gratos por este momento ímpar”, destacou a gerente.

Imóvel reformado
Uma das pessoas responsáveis por viabilizar a reforma do imóvel herdado pelos gêmeos foi a voluntária da Acalanto e do TranformAção Beatriz Oliveira, que colocou a mão na massa para tudo sair conforme o planejado. A equipe técnica das Casas Lares enviou para “Bia”, como é carinhosamente chamada, fotos do estado de conservação do apartamento para que ela pudesse auxiliar a melhorar a estrutura do imóvel.

“Começamos o trabalho de arrecadar doações em dinheiro, materiais de construção, eletrodomésticos, itens decorativos para terminar o quanto antes. Estou muito feliz porque não imaginava que chegaríamos a fazer e que ficaria tão bonito. Conseguir proporcionar que eles comecem a vida adulta tendo uma estrutura muda muito. Eles são muito esforçados e fazer parte desse processo é uma coisa que me deixa muito feliz”, explicou, emocionada.

O Projeto TransformAção, criado há quatro meses, tem como objetivo transformar a vida de famílias com crianças e adolescentes vivendo em situação de vulnerabilidade social pela precariedade de sua moradia. Para isso, reforma imóveis por meio da força mobilizadora de voluntários arquitetos, engenheiros, administradores, advogados, dentre outros.

De acordo com o administrador Luiz Fernando Costa, voluntário no Projeto, foram relacionadas 25 pessoas para o mutirão da reforma, e vizinhos também se somaram à ação. Além do apartamento dos gêmeos, a iniciativa contemplou a reforma do rol de entrada do condomínio e mais três apartamentos de moradores envolvidos na ação.

“A escolha nasceu de uma indicação de assistentes sociais da Casa Lar a uma voluntária do nosso Projeto e abraçamos a ideia. Nos bastidores, movimentamos mais de 300 pessoas através de rifas para arrecadação, pedidos de doações, propostas enviadas às empresas parceiras para culminar na entrega do imóvel todo reformado, decorado e mobiliado, para que possam seguir suas vidas com dignidade e conforto”, salientou Luiz.

A cuidadora social Vânia Ramos lida com os irmãos diariamente na Casa Lar e é para eles uma referência materna. Neste sábado,  ela também sentiu-se presenteada ao ver seus filhos do coração realizarem mais um sonho.

“Temos um vínculo muito grande. Hoje, ganhei esse presente. Eles são muito estudiosos, dedicados e estavam muito entusiasmados para chegar o dia de ir morar no apartamento. Não sabiam que seria desse jeito, eles achavam que conquistariam suas coisas aos poucos. É um presente maravilhoso para a vida deles, para que iniciem uma nova etapa”, disse. 

Agradecimento  
O estudante M.G.J.S.S, que objetiva ser técnico em automação industrial, conseguir um bom emprego, um bom salário e uma vida ainda melhor para ele próprio e sua irmã, ficou maravilhado ao saber da surpresa. " Fiquei sem palavras", disse.

“Só conseguia olhar e pensar: meu Deus, obrigado, muito obrigado. Só tenho a agradecer a todos por tudo isso e tudo o que está acontecendo. Eu e minha irmã achamos que viríamos para cá e iríamos ralar muito, mas aliviaram a nossa carga. Espero atender as expectativas de todos que nos ajudaram para mostrarmos que somos capazes. Quero estudar cada vez mais, conhecer mais pessoas, crescer cada vez mais. Vocês depositaram amor aqui e alguma coisa tem que crescer a partir disso”, relatou.

Sua irmã, a também estudante M.G.J.S.S se sentiu mais encorajada a lutar pelos seus objetivos. Ela pretende conseguir um trabalho e fazer um curso de técnico em veterinária.

“Fiquei muito surpresa e feliz. Colocaram os móveis, pintaram. Eu pensava que quando ficasse de maior, iria ajeitar o apartamento com o meu irmão. Espero que eu consiga manter esse apartamento bonito e melhorar de vida. Estou muito grata. Só tenho a agradecer porque eu não esperava tudo isso”, disse, entusiasmada.