Com o início do reforço escolar para os alunos da rede municipal de ensino de Aracaju, gestores escolares estão com boas expectativas em relação à recomposição da aprendizagem dos estudantes. Focado, principalmente, na alfabetização, o reforço, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), contempla 2.124 alunos, de turmas do 2° ao 6° ano.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, é uma das 31 escolas polo e também está recebendo alunos da Emef Laonte Gama, do mesmo bairro. A diretora da unidade, Silvana dos Santos, acredita que o este reforço durante as férias era uma ação que estava faltando para potencializar a alfabetização.
“A importância desse momento é recompor a aprendizagem desses alunos, que falta muito pouco para serem, de fato, alfabetizados. Os professores estão motivados, estamos com todo material organizado e a escola está de portas abertas, neste momento, para alavancar o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”, destaca Silvana.
No total, 2.124 alunos da rede municipal de ensino terão aulas de reforço neste período de férias. Eles foram selecionados a partir da prova de fluência leitora, realizada entre os dias 11 e 15 de julho, e estão no nível de não leitor ou de leitor apenas de sílabas.
Ainda no Santa Maria, a Emef Diomedes Santos Silva está recebendo 158 destes estudantes.
“Os pais assinaram os termos de autorização e iniciamos o nosso reforço. Infelizmente, durante a pandemia, os alunos perderam grande parte da aprendizagem, mas neste ano, tanto a escola como a Semed, estão com essa ação bastante importante para sanar essas dificuldades”, pontua a diretora Nélida Dantas.
No 17 de Março, a Emef José Souza de Jesus, oferece reforço para 62 alunos no turno da manhã e 71 no turno da tarde.
“Estamos com uma grande expectativa, pois qualquer ajuda que venha para alfabetizar os alunos é muito bem-vinda. Constatamos, desde o início do ano, que temos alunos com dificuldades na leitura, e essa iniciativa da Semed será de grande valia durante essas duas semanas”, salienta o diretor da unidade, Fernando José Júnior.
A professora Rosileide Martins Ramos é uma das docentes que está dando aulas de reforço e acredita que as avaliações diagnósticas e as provas de leitura realizadas pela Semed foram fundamentais para este momento. “A prova diagnóstica foi muito importante para acompanhar o aprendizado dos nossos alunos e o reforço servirá para auxiliá-los a avançar nesse aprendizado”, conta a professora.