Saúde de Aracaju realiza cadastro para estudantes atuarem no Projeto Pipas

Saúde
02/08/2022 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando o cadastro de estudantes da área de enfermagem no Projeto da Primeira Infância para Adultos Saudáveis (Pipas) até sexta-feira, dia 5, pelo link no site da Prefeitura de Aracaju, para atuarem como entrevistadores durante a Campanha Nacional de Multivacinação deste ano.

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Bonfim, depois de cadastrados, os estudantes serão treinados pela equipe da SMS e realizarão as entrevistas, a princípio, no Dia D da Campanha de Multivacinação, mas com possibilidades de extensão para outros dias da semana. 

“De forma digital e utilizando o aplicativo do Projeto, as entrevistas têm o objetivo de obter informações sobre saúde, nutrição, aprendizagem desde o início da vida, segurança, proteção e cuidados sobre o desenvolvimento de crianças brasileiras de 0 a 5 anos”, explica Cerisa. 

Projeto Pipas

O objetivo do projeto da Primeira Infância para Adultos Saudáveis (Pipas) é obter indicadores do desenvolvimento infantil (DI) por meio de pesquisas realizadas durante a campanha de multivacinação. Trata-se de uma ação rápida e de baixo custo, formulada e validada em um estudo piloto realizado no Distrito Federal, Recife e Embu das Artes.

“Foi elaborado um questionário para obter informações que refletem os cuidados que as crianças recebem, tendo como base a proposta da Organização Mundial da Saúde e o Unicef denominada Nurturing Care Framework. Assim, serão coletadas informações sobre o que é fundamental para as crianças se desenvolverem, como boa saúde, nutrição adequada, oportunidades de aprendizagem desde o início da vida, proteção, segurança e cuidados responsivos”, enfatiza Cerisa. 

Além disso, com o questionário também será possível avaliar o desenvolvimento das crianças de acordo com a sua faixa etária, A proposta é utilizar os resultados da pesquisa para o planejamento de ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento da primeira infância.