Nova Emei proporcionará ensino infantil qualificado no Santa Maria

Obras e Urbanização
04/08/2022 16h48

A construção de uma nova Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) no Santa Maria possibilitará que crianças que residem no bairro acessem, desde cedo, educação pública, gratuita e qualificada, voltada à uma formação mais humana e criativa. Além disso, a unidade acabará com o déficit de vagas em creche e pré-escola na região, ofertando vagas para meninos e meninas na faixa etária de zero a seis anos.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a obra que, quando finalizada, terá capacidade de atender 188 crianças e contemplará também o bairro 17 de Março.

O serviço segue em ritmo acelerado, com a finalização da pintura dos prédios, implantação de piso vinílico, instalação de louças e metais sanitários, além do início da plantação dos jardins e grama.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a obra foi desenvolvida para proporcionar máxima comodidade, em termos de estrutura, para corpo docente e alunos.

“Fizemos a divisão em dois blocos e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) revisou o nosso projeto. Sempre ficamos satisfeitos em realizar construções deste porte, porque uma escola é capaz de transformar a vida e a realidade das pessoas. As crianças convivem, aprendem, brincam e se desenvolvem nestes espaços, e assim estamos pavimentando o futuro da nossa cidade. A obra está mesmo em fase final, e esperamos, em breve, entregar o prédio à Secretaria Municipal da Educação (Semed)”, ressalta Ferrari.

A Prefeitura investe R$ 4.253.065,69, recurso viabilizado pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e pelo Tesouro Municipal.

Estrutura

O bloco A contará com hall, secretaria, sala de professores e reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis para adultos, lactário, área para preparo de alimentos (mamadeiras e sopas), duas salas de atividades para creche, com atendimento às crianças de 0 a 11 meses, dois fraldários, sala de amamentação, solário, sanitários P.N.E infantil, copa, lavanderia, rouparia, vestiários, refeitório, cozinha, despensa, varanda e pátio de serviço.

Já o bloco B compreenderá duas salas de atividades para atendimento às crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses, sanitários infantis, duas salas de atividades para as crianças de 2 a 3 anos e 11 meses, um sanitário P.N.E infantil, dois solários, sala multiuso, quatro salas da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses), sanitários infantis, sanitários de professores e depósito. O prédio possuirá acesso independente, com guarita, praça, estacionamento com capacidade para 35 veículos, pátio coberto e playground.