Gestão da Saúde visita UBSs para aprimorar fluxos de atendimento

Saúde
04/08/2022 17h14

Para verificar in loco o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e ouvir as demandas dos usuários, a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, acompanhada da sua equipe técnica, visitou três UBSs no decorrer desta semana.
 
O objetivo dessas visitas é analisar o andamento dos serviços para buscar soluções que melhorem ainda mais a qualidade no atendimento. Foram visitadas as UBSs Carlos Hardman, no bairro Soledade; José Calumby Filho, no Jardim Centenário; e Anália Pina, no conjunto Almirante Tamandaré. 

“Temos uma rede de Atenção Básica composta por 45 unidades, com muitos serviços importantes para a população que utiliza o SUS de Aracaju. Poder estar próximo das pessoas que utilizam os serviços e entender suas demandas auxilia na elaboração de novas estratégias, na reformulação dos fluxos, pois o nosso objetivo é tornar o serviço cada vez melhor”, declara Waneska Barboza. 

Entre os meses de maio e junho, a gestora já havia visitado três UBSs da zona Norte e outras três na zona Sul.

“Trago minha equipe técnica comigo para verificar questões estruturais, de fluxos, com os gerentes e profissionais, mas também ouço os usuários a respeito da marcação de consultas, funcionamento da farmácia ou até mesmo como eles são orientados pelos servidores”, afirma a gestora.

Atenção Primária

A Rede de Atenção Primária (Reap) é a porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde de Aracaju. Através das Unidades Básicas de Saúde o cidadão tem acesso a serviços como marcação de consultas e exames, procedimentos de enfermagem, vacinação, testagens rápidas, dispensação de medicamentos, preservativos e contraceptivos, além de ofertar programas voltados à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso. 

A capital sergipana conta com 45 UBSs espalhadas pelos bairros, as quais funcionam das 7h às 17h; em quatro delas, o horário é estendido até as 18h.