Sema amplia trabalho de fiscalização de recursos hídricos em Aracaju

Meio Ambiente
08/08/2022 08h03

A Prefeitura de Aracaju segue com o trabalho de preservação e monitoramento dos recursos naturais da capital. Deste modo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) é possível fiscalizar e evitar acidentes ambientais, realizando constantes fiscalizações dos recursos hídricos por meio da Diretoria de Controle Ambiental (DCA).

O Diretor de Controle Ambiental da Sema, Ludwig Junior, cita a importância e as medidas que são tomadas para manter a preservação dos recursos hídricos. 

“É necessário exercer o poder de polícia administrativa e, quando crítico, aplicando penalidades e objetivando o cumprimento da Legislação Ambiental vigente, implementando ações de fiscalização ambiental para o controle e monitoramento das potenciais fontes de poluição existentes em todo o território do Município. Também, propor, executar e participar de planos e projetos que visem o monitoramento e o controle da qualidade ambiental”, destaca Ludwig.

A Sema trabalha no sentido de melhorar a qualidade de vida da população aracajuana, por intermédio da manutenção da qualidade ambiental de seus Ecossistemas, desta forma utiliza-se da implementação de medidas de fiscalizações preventivas e corretivas, objetivando impedir a ocorrência de irregularidades ambientais. 

“Nestas operações, busca-se manter a qualidade das águas dos rios, visando impedir ações do tipo: descarte de lixo em locais impróprios; lançamento de efluentes sanitários nas estruturas de drenagem pluvial, córregos e rios” ressalta o coordenador de Resíduos Especiais e Efluentes Sanitários da Sema, Rubens Meneses.

Segundo o coordenador, as ações de fiscalização implementadas pela Sema contribuem com a melhoria da qualidade do clima e da sensação térmica, beneficiando a população do município; a recuperação das características naturais dos lagos, lagoas, rios e aquíferos subterrâneos; e auxiliam no incremento da diversidade biológica, da fauna e flora, presentes nos ecossistemas nativos e reservatórios hídricos municipais.