Prefeitura orienta e alerta sobre controle do colesterol

Saúde
08/08/2022 15h17

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta segunda-feira, 8, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz um alerta sobre o tema, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de controlar os níveis do colesterol para uma vida mais saudável. Isto porque, quando os níveis de colesterol estão altos, há maiores chances do surgimento de diversas doenças. 

A nutricionista da SMS, Vanessa Barreto, orienta quais são as medidas que devem ser tomadas para um melhor controle das taxas. 

“O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Não é aconselhável comer carne vermelha todo dia, é preciso variar com carnes brancas. Peixes são excelentes para ajudar no controle do colesterol, e se for consumir carne vermelha é melhor que não seja frita”, explica a profissional. 

Entre os alimentos que ajudam a regular o colesterol, Vanessa cita, principalmente, os ricos em fibra, como aveia, alimentos integrais em geral, castanhas e nozes. Ela ainda enfatiza a importância das frutas. “Deve-se comer de 3 a 4 porções de frutas por dia. Legumes e verduras também devem ser alimentos diários na mesa das pessoas. Porém, esses alimentos têm que entrar na dieta junto com a retirada dos mais gordurosos. Comer pizza, ir ao fast-food, comer enlatados e congelados não tem problema quando é eventualmente. O problema é trocar sua refeição tradicional por hambúrguer. A frequência exagerada do consumo desses alimentos é o que está adoecendo as pessoas”, enfatiza.

Programa Academia da Cidade

A SMS oferta 11 polos da academia com aulas presenciais. São eles: Santa Maria, Sol Nascente, América, Augusto Franco, Maracaju, Castelo Branco, Santos Dumont, Bugio, Centro de Criatividade, Industrial e Luzia. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e das 15h30 às 17h30. Para efetuar o vínculo, é preciso apresentar algum documento com foto, como o RG, cartão SUS, número do prontuário eletrônico e comprovante de residência.

“Antes de se cadastrar, o usuário passa por uma anamnese, com foco na avaliação das condições da saúde do usuário. Caso não haja restrições, a pessoa está automaticamente apta a iniciar as atividades. Porém, caso seja detectado algum problema de saúde, o usuário é encaminhado para sua unidade básica [UBS] de referência”, orienta a coordenadora do PAC, Aline Guimarães.