Biblioteca Ivone de Menezes resgata brincadeiras populares com projeto "Hora do Conto"

Cultura
10/08/2022 14h43

Com o intuito de resgatar as brincadeiras populares, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira realizou mais uma ação do projeto ‘Hora do Conto’. Nesta quarta-feira, 10, a unidade, que é vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebeu os alunos da Ação Social São Lourenço.

Logo na chegada, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da biblioteca. Em seguida, a contadora de histórias apresentou o conto “o Cágado e a Festa no Céu”, de Silvio Romero, dando aos pequenos a chance de interagir com a contação. Os alunos ficaram animados e viajaram no mundo da imaginação, cumprindo a proposta da unidade.

Em seguida, as crianças conheceram e vivenciaram algumas brincadeiras populares da época dos seus pais e avós, como a brincadeira de roda, o pobre e o rico, passa o anel, entre outras.

De acordo com a coordenadora da Ivone de Menezes, Verônica Cardoso, o objetivo do projeto é mostrar para as crianças que é possível brincar e se divertir apenas com um amigo do lado. 

“Estamos trabalhando para resgatar e manter vivas as brincadeiras que hoje já não vemos mais. Mostrando para as crianças que não precisam de um brinquedo, um aparelho eletrônico, nem nada do tipo para se divertir. Antigamente era assim que se brincava, e a diversão, a alegria, era sempre garantida”, disse Verônica.

A professora da Ação Social São Lourenço, Simone Dantas, elogiou a iniciativa da biblioteca. “Achei muito interessante a ideia de resgatar nossa cultura. Principalmente porque hoje as crianças já não brincam mais disso, nem conhecem essas brincadeiras que viram aqui hoje. Adorei a ideia da biblioteca e espero trazer eles mais vezes”, expressou.

As atividades do projeto 'Hora do Conto - Resgatando as brincadeiras populares' continuam nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12. Sempre das 9h30 às 14h30.

Acesso à cultura

Além de visitas escolares, a biblioteca oferece outras atividades, como consulta e pesquisa aos livros do acervo, empréstimo domiciliar e promoção de oficinas literárias, exposições e palestras. 

A unidade possui um vasto acervo de livros, além de outras publicações literárias que servem de fonte de pesquisa para estudantes, professores, pesquisadores, bem como a comunidade em geral que a frequenta diariamente.