Conselheiros debatem sobre regulação de exames e a saúde bucal

Saúde
10/08/2022 16h45

Durante a 64ª Reunião Ordinária Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizada nesta quarta-feira, 10, na sede do órgão de controle social formado por gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, foram debatidos assuntos sobre a regulação de exames e consultas especializadas e a atenção a saúde bucal.

De acordo com João Vitor Burgos Mota, conselheiro suplente da secretária Waneska Barboza, o CMS é um espaço paritário de discussão do SUS Aracaju, composto de 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores. 

“Toda iniciativa do controle social é importante. Nosso intuito é reafirmar a atuação da SMS, principalmente na promoção e prevenção da saúde, através de pautas que fortaleçam e estreitem as relações com os conselheiros, porque entendemos que devemos buscar a união de todos em prol do mesmo objetivo, que é o melhor atendimento ao usuário do SUS da capital”, explica.

Temas abordados

De acordo com a coordenadora-geral do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação da SMS, Tina Cabral, os temas regulação e acesso sempre suscitam muitos debates, pois algumas pessoas ainda têm dificuldades de entendimento sobre o fluxo e o momento do encontro foi muito importante para dirimir todas as dificuldades.

“É importante destacar que a principal porta de entrada para a solicitação de exames e consultas é na Atenção Primária à Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde, e a conscientização dos profissionais que nelas trabalham é o ponto chave para ordenamento do sistema. As filas de espera das consultas e exames, assim como todo o sistema, são monitoradas sistematicamente através de relatórios, analisados pelo núcleo. Com isso, nosso objetivo é subsidiar, de maneira cada vez precisa, as tomadas de decisão pela gestão do município para diminuir o tempo de espera dos usuários”, enfatiza Tina.

A coordenadora em Saúde Bucal da SMS, Gilmara Barreto, apresentou aos Conselheiros a composição do Programa Saúde Bucal que, no mês de julho, conseguiu alcançar a meta de ter um dentista em cada UBS. 

“Realizamos também um novo protocolo de encaminhamento entre a Rede de Atenção Primária e a Especializada, explicando e deixando claro para os participantes os serviços ofertados em cada rede. Concluímos falando sobre o SB Brasil, que é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira, e aqui em Aracaju está na fase três, que é quando os odontólogos e auxiliares de saúde bucal fazem a visita aos domicílios cadastrados, para avaliar os usuários quanto à necessidade de tratamento dentário. Caso seja identificado algum problema bucal, o encaminhamento já será realizado para uma unidade com a oferta do serviço odontológico”, ressalta.

Segundo o presidente do CMS, Augusto Couto, o encontro foi bastante produtivo. “Nosso espaço delibera, levando sugestões apresentadas para o município. Foi uma reunião em que conseguimos, mais uma vez, estabelecer o diálogo entre o controle social e a gestão, com a transparência nas resoluções das políticas públicas para os usuários e trabalhadores do SUS”, relata.

Campanhas vacinais 

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, aproveitou a reunião para ressaltar que a SMS está realizando três importantes ações de imunização, simultaneamente, nas salas de vacina das UBSs da capital: as campanhas de multivacinação (com público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos); campanha contra a poliomielite; além da ampliação da oferta da vacina contra a febre amarela (com público-alvo crianças de 9 meses a menores de 5 anos).
 
“Essas campanhas vêm para estimular a vacinação das crianças e adolescentes que estejam com algum esquema vacinal incompleto, atualizando a caderneta de vacinação. As vacinações contra a poliomielite e a de multivacinação seguem até o dia 9 de setembro, em todas as UBSs, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No dia 20 de agosto, acontecerá o Dia D de vacinação, para crianças e adolescentes menores de 15 anos, antecipa Taise.