Perimetral Oeste: equipes da Prefeitura realizam visita técnica em Salvador

Agência Aracaju de Notícias
10/08/2022 20h01

Nesta quarta-feira, 10, representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Comunicação Social (Secom) de Aracaju realizaram uma visita técnica nas obras do Novo Mané Dendê, um complexo residencial localizado na cidade de Salvador, na Bahia. O objetivo foi ampliar conhecimentos e melhorar ainda mais o trabalho assistencial e de comunicação que atende às demandas e necessidades da obra da Perimetral Oeste, nova avenida da capital sergipana, que ligará ao longo de 7km a cidade de Aracaju ao município vizinho, Nossa Senhora do Socorro.

No período da manhã, foi realizada uma reunião com as equipes de Aracaju e a que executa os trabalhos em Salvador, com o intuito de entender de que forma é elaborado o fluxo de comunicação sobre a obra no local, junto à comunidade que está envolvida direta e indiretamente pelo serviço. Na ocasião, foi explanada a forma como esse trabalho tem sido feito, tendo como base a interação com a comunidade para esclarecer dúvidas, responder questionamentos e mantê-la sempre informada sobre cada etapa da obra e as mudanças provocadas em seu entorno. À tarde, as duas equipes realizaram uma visita às obras que já estão sendo executadas na capital baiana.

“A Prefeitura de Aracaju está buscando boas práticas para poder agregar ao plano de comunicação que já vem sendo executado na obra da Perimetral Oeste. A gestão municipal tem um projeto amplo, com um plano de comunicação extenso e preparado, e um olhar voltado para as comunidades que serão impactadas ao longo das obras. Todo esse plano levou em consideração a realidade da nossa comunidade local, mas é sempre importante ter um olhar amplificado sobre uma obra dessa magnitude, pensando nas boas práticas para o período de execução do serviço”, explica a secretária da Comunicação Social, Tirzah Braga.

As obras do Novo Mané Dendê, em Salvador, assim como a da Perimetral Oeste, aqui em Aracaju, estão sendo realizadas com recursos obtidos através de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, uma outra característica dessas duas obras é a sua amplitude e o impacto social que causará nas duas cidades. Com a visita, a equipe da Assistência Social da capital sergipana pôde identificar essas semelhanças e, com isso, será possível agregar aos trabalhos que estão sendo executados aqui na cidade, uma vez que o projeto do Novo Mané Dendê se encontra em etapas mais avançadas quando comparadas às obras da Perimetral Oeste.

“Essa visita foi muito importante por poder ouvir um pouco desta experiência no Mané Dendê, um projeto similar ao da Perimetral, que conta com reassentamento, realocação de famílias e indenizações. Essa visita reafirmou o trabalho que a gente vem realizando e mostrou que estamos no caminho certo, que temos problemáticas similares à cidade de Salvador. Acho que essa troca agrega demais ao trabalho que a Prefeitura de Aracaju vem realizando e estamos retornando com algumas ideias para evitar possíveis desafios e conflitos que eles vivenciaram aqui. Foi importante também porque nos fortaleceu, no sentido de entender que tudo que a gente tem pensado para o projeto social da Perimetral, realmente está dentro da salvaguarda do BID, dentro da lógica de um trabalho socialmente sustentável, que fortalece a cidadania dessas famílias mais vulneráveis”, ressalta a diretora de Políticas de Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo.

Novo Mané Dendê

Desde setembro de 2019, após a assinatura da ordem de serviço, as obras do Novo Mané Dendê foram iniciadas, com a abertura do Escritório Social logo em seguida, em novembro daquele ano. Em virtude da pandemia de covid-19, os trabalhos foram suspensos, retornando em setembro de 2020, respeitando as normas de segurança sanitária, com as reuniões e negociações com as famílias impactadas pela obra. A primeira etapa do projeto em Salvador tem previsão de ser entregue no próximo dia 30 de agosto.

“Nosso trabalho aqui é de grande importância, porque é o primeiro que o BID entra com contrapartida aqui em Salvador, um projeto que conta com mais de 5 mil famílias que estão sendo beneficiadas, sendo 1400 para reassentamento. Essa troca de experiência com a Prefeitura de Aracaju é muito importante porque alia o nosso trabalho com as práticas que deram certo e as que não deram e a gente poder discutir e articular isso é sempre muito bom entre as prefeituras”, enfatiza a coordenadora do projeto Novo Mané Dendê, Cecília Araújo.

O diretor geral da Unidade Gestora do Projeto Novo Mané Dendê, Jessé Mota, explicou que “o projeto está em andamento e já está sendo de grande impacto na vida das pessoas”, o que atende às exigências solicitadas pelo BID e apresenta os resultados que a gestão pública almejava com as obras. Ele afirmou ainda que “a transformação social é notória e vem sendo consolidada a cada fase que avançamos. É um prazer receber outras cidades para esse intercâmbio de experiências”, aprovando a visita da equipe aracajuana na cidade de Salvador.