Defesa Civil de Aracaju atua nas áreas de risco com a parceria dos Nupdecs

Defesa Civil
11/08/2022 16h59

Como parte das ações estratégicas desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju para redução de risco e promoção da resiliência na capital, a Defesa Civil de Aracaju, que integra a Secretaria da Defesa Social e Cidadania (Semdec), mantém constante diálogo com as comunidades que residem em áreas de risco, através dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (Nupdecs)

Ao todo, nove grupos foram capacitados pela Defesa Civil, desde 2017, para atuar como multiplicadores de boas práticas junto aos moradores das respectivas localidades, com foco na prevenção. Além disso, os membros desses grupos que estabelecem conexão entre suas comunidades e o órgão são importantes colaboradores para observação de possíveis riscos e rápida articulação com os órgãos da gestão municipal.

Os bairros onde foram formados esses núcleos são Santa Maria, Bairro Industrial, Soledade, Porto Dantas, Jabotiana, Bairro América, Cidade Nova, Área PEC,na Zona de Expansão, além da criação do Núcleo Técnico de Defesa Civil, formado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SE).

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que os encontros presenciais com os grupos vêm sendo retomados paulatinamente, após o período de restrições impostas pela pandemia do coronavírus. 

"Nos adaptamos à situação e mantivemos o diálogo de forma remota, para acolher as demandas das comunidades. Vale salientar que os grupos atuam, não apenas no encaminhamento de demandas, mas também desempenham importante função para redução de riscos e promoção de comportamento preventivo junto à comunidade", indica Rabelo. 

A coordenadora do Nupdec do bairro Soledade, Gilenilde Barbosa, aplica cotidianamente os conhecimentos adquiridos junto às ações do Núcleo. 

"O conhecimento que adquiri através da Nupdec mudou a minha vida. Hoje a população já me vê como uma pessoa que faz parte da Defesa Civil, e eu, quando vejo uma casa [ com possíveis riscos], chego junto, converso, tiro foto, oriento. Se vejo que há necessidade da Defesa Civil dar uma olhada, ligo para eles e eles vêm para a minha comunidade. O respeito que eles têm pela gente é muito bom", destaca a moradora do bairro Soledade. 

O coordenador do Nupdec Jabotiana, José Guedes, considera produtiva a atuação do órgão junto à comunidade. "O Nupdec atua de forma proativa buscando, juntamente com a Defesa Civil, minimizar os impactos relacionados às intempéries do tempo, como cheias, alagamentos e inundações. As demandas passadas para a Defesa Civil são atendidas, como por exemplo, a limpeza das bocas de lobos e conscientização da comunidade no que se refere aos perigos provocados pelas enchentes e alagamentos", pontua Guedes.

Para a conselheira de saúde Lúcia de Fátima Oliveira, membro do Nupdec Porto Dantas, essa atuação proporciona grande contribuição à comunidade. 

"A Defesa Civil do Município de Aracaju está sempre presente nas grandes chuvas e nos deslizamentos das encostas. As nossas comunidades têm seus Nupdecs e os mesmos sempre orientam a procurar a Defesa Civil, quando necessário", ressalta Lúcia.

Cidade resiliente

No ano de 2021, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil emitiu certificação em reconhecimento à formação e implementação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil de Aracaju (Nupdec's). A ação da capital sergipana se destaca nacionalmente como exemplo de boas práticas de Defesa Civil, atendendo aos critérios técnicos definidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

De forma direta, com a parceria das comunidades, as ações preventivas se tornam mais efetivas e há maior agilidade na identificação de possíveis riscos, como ressalta o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo.

"A partir do momento que temos pessoas capacitadas na comunidade, que possam dar retorno para a Defesa Civil em relação às questões que possam ser trabalhadas, especialmente de forma preventiva, otimizamos o trabalho e estimulamos ações benéficas à comunidade, proporcionando ações assertivas e complementares ao que já vêm sendo desenvolvidas pelas equipes da Prefeitura de Aracaju", enfatiza Rabelo. 

Segundo José Guedes, do Nupdec Jabotiana, a parceria da Defesa Civil e comunidades implica em benefícios para a cidade de Aracaju como um todo. 

"Hoje, olho para o nosso bairro de uma forma mais profunda. Pois, apesar de já termos feito muitas ações, precisamos fazer mais porque juntos seremos mais fortes. Nupdec's e Defesa Civil trabalhando de mãos dadas para o bem comum das comunidades", conclui José.