Profissionais da Saúde participam de congresso sobre urgência e emergência

Saúde
11/08/2022 16h39

Com o objetivo de discutir assuntos na área de urgência e emergência no Brasil e no mundo, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participaram do I Congresso Internacional e IV Congresso Nacional de Urgência e Emergência. A abertura do evento ocorreu na quarta-feira, 10, no Teatro Tobias Barreto, e seguiu até esta quinta-feira, dia 11, com quatro eixos temáticos: assistencial, gestão, tecnologia e ensino, e pesquisa. 

De acordo com enfermeiro do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Jair Almeida, o congresso trouxe temáticas interessantes e esse momento é excelente para partilhar conhecimentos e experiências. “Além de estabelecer o enfrentamento com mais otimismo e assertividade nos desafios apresentados nos tempos atuais. As palestras trouxeram perspectivas avançadas na tecnologia do trauma. O conhecimento foi transmitido de forma compreensiva, dando a cada participante a possibilidade de adquirir mais informações sobre as práticas avançadas nos campos da saúde”, explica. 

O Congresso buscou assegurar a elevada qualidade da assistência de enfermagem, sempre centrado nas boas práticas, na autonomia dos profissionais e nos impactos sociais dessas atuações durante implementação de melhorias na saúde pública. 

“Tivemos uma integração de todos os eixos que fazem parte da Enfermagem, desde a atenção primária e do gerenciamento de serviço de urgência, até a gestão dos serviços hospitalares, tentando, nestes dois dias de congresso, englobamos todas as vertentes ministradas”, enfatiza a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adel Nunes, Bárbara Hally.

Segundo o enfermeiro do Hospital Fernando Franco, Hiram Leão, o congresso aprimorou os profissionais que estão comprometidos com a ciência, tecnologia e inovação. 

“Foi mais um momento oportuno para refletirmos sobre temas fundamentais para a profissão, as práticas avançadas e os desafios contemporâneos para a educação em enfermagem”, acrescenta Hiram.

Palestras

Durante os dois dias de programação do Congresso, foram promovidas várias atividades, hoje os temas foram: Registros de Trauma e Centros de Trauma; Importância dos cursos de imersão para padronização e qualificação do atendimento; Metodologias ativas - Novos tempos no ensino das Urgências; Talk Show - O futuro da Educação em urgência e emergência; Telemedicina na Urgência e Emergência; Medicina baseada em evidências: o que aprendemos na emergência com a covid; e Aplicativos como ferramentas de democratização do acesso à saúde.