Prefeitura capacita cidadãos em curso de Auxiliar de Farmácia pela Fundat

Formação para o Trabalho
12/08/2022 10h09

Tendo em vista o crescimento do mercado farmacêutico, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), oferece aos aracajuanos, desde o dia 18 de julho, o curso de Auxiliar de Farmácia, ministrado na Associação dos Moradores Pró-Melhoria e Defesa do Conjunto Bugio.

O objetivo da capacitação, que se encerrará no dia 19 de agosto, é promover o aprendizado necessário à profissão, permitindo ao aluno entender as funções de um auxiliar de farmácia naquilo que deve ou não ser feito. Além disto, o curso também oportuniza ao cidadão a chance de ingressar no mercado de trabalho nessa área e alcançar a independência financeira.

A capacitação possui carga horária de 100h e acontece no turno vespertino com as aulas sendo ministradas pela instrutora e farmacêutica Brennda Gonzaga. Nas aulas, a turma está aprendendo sobre dispensação de medicamentos, gerenciamento e o papel do auxiliar de farmácia, além de conhecer a respeito de como o campo de atuação nesse setor funciona.

Segundo Brenda, o curso possui bastante relevância em Aracaju porque a área está crescendo cada vez mais na capital. 

“O curso é rico em conhecimento, pois prepara a comunidade para o mercado de trabalho. A área de farmácia está em ascensão, por isso, se torna fundamental a preparação deles para a exercer o cargo e criar mais oportunidades”, afirma a farmacêutica.

De acordo com o levantamento realizado em 2020, pelo Conselho Federal de Farmácia, há 89.879 farmácias e drogarias no Brasil. Esse número expressivo só reforça o quanto esse mercado está em ascensão em todo território nacional. 

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, acredita que a associação do bairro têm um papel fundamental para os cidadãos na oferta das capacitações da Fundat, como a de Auxiliar de Farmácia, pois através delas, é possível expandir o alcance dos cursos e oficinas da Fundação aos moradores de diversas regiões aracajuanas. 

“A associação se torna um braço da gente porque eles atua efetivamente com os moradores do bairro. E, com o mercado farmacêutico em crescimento, acreditamos ser fundamental oferecer uma turma do curso de Auxiliar de Farmácia para proporcionar conhecimento sobre a área e, assim, ajudá-los a se qualificarem para que obtenham uma profissão”, explica Edivaneide.

A aluna Rosemary Santos, de 51 anos, é pedagoga, e conta que o curso é importante para ela que faz uso de medicamentos. 

“A minha intenção é aprender mais sobre esse assunto porque tomo vários medicamentos, diariamente. Foi a partir disso que senti a vontade de me inscrever no curso e também para saber mais sobre esse mercado”, relata Rosemary.

Já a vendedora Maria Josivânia, de 46 anos, está gostando das aulas e aprendendo bastante com a instrutora. 

“As aulas têm sido interessantes porque aprendemos além dos medicamentos, é falado também sobre o mercado de trabalho. Me inscrevi no curso porque meu pai toma remédios e sou eu que faço a mediação desses medicamentos para ele. Tem sido enriquecedor adquirir conhecimento”, conta a aluna.