Aracaju chega à terceira fase da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

Saúde
12/08/2022 17h06

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciará, na próxima segunda-feira, 15, a terceira fase do SB Brasil - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal -, maior levantamento epidemiológico sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Nesta fase, que segue até o dia 31 de agosto, os odontólogos e auxiliares de saúde bucal fazem a visita aos domicílios cadastrados, para avaliação socioeconômica dos usuários e também avaliam a necessidade de tratamento dentário. 

De acordo com a coordenadora em Saúde Bucal da SMS, Gilmara Barreto, caso seja identificado algum problema bucal nas visitas, a equipe encaminha o cadastrado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

“Nesta fase, serão avaliados os agravos como cárie dentária, condições gengivais, traumatismo dentário, condições de oclusão e pacientes desdentados que usem ou necessitem de prótese dentária, além da situação socioeconômica do usuário. Caso seja identificado um participante com algum problema bucal, o encaminhamento já será realizado para uma unidade com a oferta do serviço odontológico”, explica a coordenadora. 

Segundo Gilmara, é esperado fazer aproximadamente 1.400 exames para identificar esses agravos nos pacientes. Para isso, o Município firmou parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit), que disponibilizarão professores e acadêmicos do Departamento de Odontologia para realização dessa etapa. 

“Ao todo, 18 odontólogos participarão da avaliação nos 55 setores censitários distribuídos em Aracaju. O censo foi iniciado na segunda quinzena de maio e todo o equipamento de proteção individual [EPI], bem como material instrumental, foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde”, enfatiza Gilmara. 

Primeira e segunda fase

Na primeira fase, foi analisado o campo de estudo e, na segunda fase, foi realizada a pesquisa socioeconômica com os moradores do local. Os servidores cadastrados percorreram as residências, confirmando os domicílios, através do aplicativo SB Brasil 2020, e identificando pessoas de faixas etárias específicas, que foram: crianças de cinco e 12 anos de idade jovens de 15 a 19 anos; adultos de 35 a 44 anos e idosos de 64 a 75 anos.

SB Brasil

Em Sergipe, 18 municípios foram selecionados para participar, entre eles Aracaju. Os demais municípios participantes são: Barra dos Coqueiros, Boquim, Carira, Estância, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Poço Verde, Propriá, Salgado, São Cristóvão, Simão Dias e Umbaúba.