Abrigo Freitas Brandão realiza programação alusiva ao Dia dos Pais

Assistência Social e Cidadania
12/08/2022 17h46

Em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo, 14, é comum que os sentimentos de amor, carinho, cuidado aflorem, e também a saudade, vivenciada por muitos usuários em situação de rua acolhidos pela Prefeitura de Aracaju, no abrigo instalado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão, no bairro Suíssa, unidade socioassistencial gerida pela Secretaria Municipal da Assistência Social. 

Neste sentido, foi encerrada, na tarde desta sexta-feira, 12, a programação alusiva à data com a realização de atividades socioeducativas durante uma semana, como campeonatos de jogos de dama, baralho, dominó e futsal, culto de adoração a Deus, cafés especiais, cuidados do homem, como a aferição da pressão arterial e teste de glicemia, fruto da parceria com a equipe multiprofissional do Programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apoio de alunos do curso de enfermagem da instituição de ensino Kuality Brasil, e cortes de cabelo e barba.

De acordo com a coordenadora da Alta Complexidade da Assistência Social de Aracaju, Monique Tayanine Cruz, a celebração tem como objetivo fortalecer os vínculos afetivos comunitários e familiares.

“As datas comemorativas são muito importantes, pois conectam as pessoas à sua própria história. Pensando nisso, procuramos promover esses eventos em nossas unidades de acolhimento como uma forma de contribuir para o desenvolvimento social e emocional dos assistidos a fim de fortalecer os vínculos sociais e humanitários”, destaca Monique.

De acordo com a coordenadora do Abrigo e também educadora social, Kelly Teles, profissional responsável por organizador o evento, atualmente, 65 pessoas em situação de rua estão acolhidos no Freitas Brandão. Para ela, ações como essas auxiliam na reconstrução da identidade.

“Acho importante sempre ouví-los. Em nossas escutas nas reuniões semanais, sentimos certa tristeza pela distância da família, pela luta, pela superação da própria história e pensamos sempre em promover esses momentos de alegria, diversão e autorreflexão como forma de reconstruírem suas próprias identidades e saber que são pessoas singulares, têm seus valores dentro do Município e para a sociedade”, explica Kelly.

Acolhido há três meses na unidade, os cinco filhos do usuário Fábio Santos foram até o Abrigo prestigiar o evento ao lado do pai. Emocionado, não se conteve ao agradecer pelo momento. 

“Hoje, me encontro feliz, graças a Deus. Cheguei aqui muito debilitado, pesando 45 quilos, à beira da morte, mas olharam para mim, mesmo eu sendo bruto, e hoje estou recuperado, pesando mais de 70 quilos. Estou feliz por meus filhos estarem aqui”, conta Fábio. 

Emerson Santos está há um ano no Abrigo e também fez questão de relembrar os momentos vividos ao lado de seu pai.

“Perdi meu pai aos 6 anos de idade. Ele criou eu e os meus irmãos com muita batalha. A referência que eu pude ter dos momentos que estivemos juntos, foi sempre de acreditar, não parar, perseverar. Deus abriu as portas para mim no Freitas e hoje sou uma pessoa melhor, voltei a acreditar em mim. Agradeço a Deus pela oportunidade que me deram e aos profissionais que são pessoas boas. Somos todos uma família”, relata Emerson. 

Sobre o Abrigo

Após o primeiro caso de covid-19 ser anunciado na capital sergipana, em 14 de março de 2020, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, prontamente adotou estratégias para conter a proliferação do vírus entre a população em situação de rua do município, público mais exposto à doença pela própria condição de extrema vulnerabilidade social. 

A Emef Freitas Brandão conta com nove salas, uma quadra esportiva, área de ventilação e um container sanitário contendo sete banheiros com chuveiros e lavatórios. São disponibilizados produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, creme dental e escova de dentes, roupas, toalhas, lençóis, cobertores, álcool, além de colchões, assim como orientações sobre os cuidados em saúde. Eles recebem cinco refeições por dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche e janta. A alimentação diária e os produtos de higiene são frutos de recursos próprios do Município.