Prefeitura realiza terceira etapa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

Saúde
16/08/2022 16h55

Com a finalidade de seguir com o levantamento que avalia a condição e saúde bucal dos aracajuanos, na segunda-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Tiradentes (Unit), iniciaram a terceira etapa da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal SB Brasil, que segue até o dia 31 de agosto.

O projeto é o maior levantamento de saúde bucal do país e, por meio de três etapas, busca propor estratégias e ações para melhorar as principais necessidades odontológicas da população. Nesta fase, os odontólogos, auxiliares de saúde bucal e estudantes de Odontologia fazem a visita aos domicílios cadastrados. 

Segundo a odontóloga da UBS Sinhazinha, Flávia Regina Sobral, nas visitas, os cadastrados respondem um questionário socioeconômico e são avaliados sobre a necessidade de tratamento dentário. Ao todo, 18 odontólogos participam da avaliação dos 55 setores censitários distribuídos em Aracaju.

“Avaliamos os cadastrados e vemos os agravos como cárie dentária, condições gengivais, traumatismo dentário, condições de oclusão e pacientes desdentados que usem ou necessitem de prótese dentária. Caso seja identificado nos participantes algum problema bucal, orientamos o encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde mais próxima com a oferta do serviço odontológico”, explica Flávia. 

Aprovação

O senhor Leopoldo Mesquita abriu as portas para a equipe realizar a pesquisa e elogiou a ação.

“A iniciativa é ótima, a ação foi rápida e o atendimento com o dentista chegou na hora certa, pois estava precisando”, conta Leopoldo. 
 
Para o Chef de cozinha José Sidone de Jesus, as pessoas não pensam na gravidade de uma dor dente, só quando sente na pele é que correm atrás de um dentista.

“Espero que esta pesquisa venha melhorar ainda mais a saúde bucal dos moradores do nosso município, pois a prevenção ainda é o melhor tratamento. Por isso, recebam as equipes da Saúde quando chegarem às suas casas e realizem a pesquisa”, frisa José.

Divisão da pesquisa

O levantamento do SB Brasil é realizado em três etapas. A primeira etapa tinha o objetivo de fazer um reconhecimento da área e identificar as residências que seriam pesquisadas. 

“Após este reconhecimento, foi iniciada a segunda etapa, fase do levantamento, foi analisado o campo de estudo e a equipe foi percorrendo as residências, confirmando os domicílios, através do aplicativo SB Brasil 2020, e identificando pessoas de faixas etárias específicas, que foram: crianças de cinco e 12 anos de idade jovens de 15 a 19 anos; adultos de 35 a 44 anos e idosos de 64 a 75 anos. E até o final deste mês estaremos realizando a terceira etapa”, relata a coordenadora em Saúde Bucal da SMS, Gilmara Barreto.

SB Brasil

Em Sergipe, 18 municípios foram selecionados para participar, entre eles Aracaju. Os demais municípios participantes são: Barra dos Coqueiros, Boquim, Carira, Estância, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Pedrinhas, Poço Verde, Propriá, Salgado, São Cristóvão, Simão Dias e Umbaúba.