Educação de Aracaju recebe equipe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Educação
16/08/2022 17h54

Nesta terça-feira, 16, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) recebeu os técnicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este foi o encontro inicial do cronograma de monitoramento na capital, cuja programação vai até o dia 19 de agosto e conta com reuniões, visitas às escolas e entidades filantrópicas da rede, análises documentais e formação.

Os técnicos foram recebidos pela secretária-adjunta da Educação de Aracaju, Antônia Arimatéria; a coordenadora de Alimentação Escolar, Larissa Coelho; a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal da Educação (Asplandi/Semed), Rachel Sobral; e a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), Adriana Oliveira.

O objetivo dos profissionais da PNAE, no município, é fazer o acompanhamento da aplicação de recursos e fornecer orientações relacionadas ao Programa a todos os profissionais envolvidos.

 

"Visitas como esta são fundamentais. Primeiro porque se revestem de um caráter republicano onde o Ministério da Educação vem verificar, in loco, a aplicação dos recursos que são repassados aos municípios. Segundo, pelo seu caráter educativo, afinal de contas é uma oportunidade ímpar para que nós, gestores das políticas de educação em Aracaju, possamos dialogar diretamente com as pessoas que fazem essa gestão no âmbito nacional", evidencia o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu.


A técnica do PNAE, Denize Santana, afirma terem sido respondidas as dúvidas do Programa acerca da aplicação dos recursos no município e diz que Aracaju está em um bom caminho. "Questões trazidas por nós foram bem esclarecidas e deu para entender, inclusive, que todo o projeto para a alimentação escolar, aqui, vem funcionando de uma forma muito boa. Fiquei muito satisfeita com o nosso diálogo", expressa.

Uma sala foi disponibilizada pela Semed para que a aquipe possa ter acesso a documentações e buscarem informações que julgarem necessárias. Estamos à disposição.
 
"Na quinta, 19, no Centro de Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada e Educação (Ceafe) da Semed, será promovida uma formação para os que atuam na alimentação escolar do município, onde se oportuniza a resposta a dúvidas e orientações por parte do PNAE. O evento ocorrerá das 9 às 16h, com pausa para o almoço, e também será realizado de forma híbrida, com profissionais que se encontram em Brasília (DF)', informa a secretária-adjunta, Antônia Arimatéia. 
 
Transparência

A coordenadora de Alimentação Escolar, Larissa Coelho, ressalta a importância deste monitoramento e da capacitação, como grande contribuição para o trabalho dos nutricionistas da rede.
 
"Durante a reunião, discutimos sobre aquilo que compete aos profissionais de nutrição da rede. Foram verificados, por exemplo, se o cardápio elaborado está de acordo com a resolução atual, se há o acompanhamento daquilo que é fornecido pela agricultura familiar. Momentos como este só vêm enriquecer, ainda mais, o nosso trabalho", completa Larissa.

Durante a tarde, os técnicos do PNAE estiveram na Casa dos Conselhos, com a presidente do Comae e conselheiros, para a aplicação de um questionário.
 
"É uma satisfação muito grande participar desse monitoramento. Sabemos da importância em receber tais conhecimentos, apresentar o nosso trabalho e exercê-lo com transparência, sendo este o nosso principal papel, algo de suma importância para toda a rede municipal de ensino", pontua Adriana Oliveira.