Prefeitura reforça importância da amamentação na UBS Carlos Fernandes

Saúde
17/08/2022 16h00

Em alusão ao Agosto Dourado, mês de reforço sobre a importância da amamentação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira, 17, palestra sobre os benefícios que o leite materno oferece ao crescimento e desenvolvimento da criança, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Fernandes, no bairro Lamarão.

De acordo com a enfermeira da UBS, Daiane Tiane, mais do que alimentar, a amamentação garante uma vida saudável ao bebê e um melhor desenvolvimento dele até a fase adulta.

“Mesmo orientando as gestantes, ainda encontramos muitas crianças que não são amamentadas com o leite materno. Na consulta do pré-natal já iniciamos as explicações sobre a importância do aleitamento, como também em atividades coletivas", explica Daiane.

Puerpério

Outro tema abordado foi o período após o parto, chamado puerpério. “É o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade”, relata a enfermeira Mônica Cristina Marques. 

Participação da comunidade

“Além de receber dicas de como cuidar do bebê, compreendi que o leite materno é o alimento mais rico e importante que uma mãe pode fornecer ao seu filho, aprendi, hoje, que a alimentação do bebê seja, exclusivamente, com leite materno até os seis meses de vida", conta Maria Dani Alves, grávida de seis meses do primeiro filho.

O casal Bruno Medeiros e Êmili Sandrini, ela que está grávida de quatro meses, participaram e falaram da importância desta ação.

“Serei mãe pela primeira vez, e os receios iniciais de como cuidar do bebê são comuns, por isso logo procuramos a UBS e esta palestra esclareceu todas as dúvidas que tínhamos”, afirma Êmili. 

Para o gerente da UBS Carlos Fernandes, José Cleones Andrade é importante que participem, também, do processo do aleitamento materno, os pais e companheiros, os quais foram convidados a participar da atividade.

"O que queremos é trazer o pai para o pré-natal da parceria porque ele também faz parte do aleitamento, dando apoio e suporte psicológico para a mãe, ficando perto do filho e entendendo a importância dele nesse processo”, orienta José.