Experiência exitosa do SAD Aracaju é destaque em seminário estadual

Saúde
17/08/2022 17h08

A experiência exitosa do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), executado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi destaque no Seminário Estadual de Atenção Domiciliar - Programa Melhor em Casa, realizado, nesta quarta-feira, 17, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

A diretora técnica do SAD, Ana Carolina Moura, participou da Mesa Redonda: Atenção Domiciliar em Sergipe – Relato de experiências exitosas: SAD Itabaianinha, SAD Aracaju e SAD Canindé de São Francisco.

“Apresentamos nossa experiência enquanto SAD Aracaju, como ele funciona, o perfil dos pacientes e experiências exitosas que a gente teve. Falamos sobre pacientes complexos com ventilação mecânica, lesões severas, e pacientes que conseguimos atender fora da nossa janela de funcionamento, que pela portaria funcionaria até às 19h, e alguns pacientes chegamos a atender até a meia-noite. Falamos também da experiência do paciente covid, todos os cuidados preventivos com a equipe, e o trabalho de reabilitação dos pacientes”, destaca Ana Carolina. 

Também presente no seminário, a coordenadora do SAD Aracaju, Natalia Coelho, falou sobre o fluxo desse serviço.

“O programa iniciou recebendo pacientes encaminhados pelos nossos hospitais municipais e pelas nossas Unidades Básicas de Saúde. Com a ampliação, também estamos recebendo pacientes de todos os hospitais públicos da capital, com o fluxo de solicitação pela unidade ou hospital, com toda documentação e exames necessários e, após essa etapa de solicitação e vinculação desse paciente ao serviço, o plano terapêutico é traçado e as visitas domiciliares são realizadas”, ressalta Natalia. 

Tendo as Unidades Básicas de Saúde como uma das referências para encaminhamento dos pacientes ao serviço, a Rede de Atenção Primária da capital também participou do evento.

“Essa participação no seminário, que inclui não apenas estado e os municípios, mas também representantes do Ministério da Saúde, é importante para discutir e alinhar pontos acerca do cuidado com esse paciente. Nós, enquanto Atenção Primária estamos aqui, alinhando esse discurso e a assistência para esse paciente, que além de ser do SAD, ele integra o território e faz parte da comunidade, sendo dessa forma, também assistido pela Atenção Primária”, considera a assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, Tacia Suane.