Prefeitura realiza ação simulada de segurança em escolas municipais

Educação
17/08/2022 17h58

Através de uma ação intersetorial, a Prefeitura de Aracaju realizará uma ação simulada de segurança, visando a formação de gestores escolares para atuação em casos que envolvam algum tipo de violência nas escolas. A ação formativa será desenvolvida através do trabalho em conjunto das secretarias municipais da Educação (Semed), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Comunicação Social (Secom).

A ação faz parte do ciclo de formação continuada da Semed, voltado aos gestores escolares e professores da rede e acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, com a participação de diretores e coordenadores administrativos das unidades de ensino, além de técnicos da Semed.

“Esse ciclo de formações começou no mês de julho. Agora, em agosto, vamos tratar de um assunto muito importante que é a questão da segurança na escola. Temos percebido alguns problemas que têm acontecido em escolas ao longo dos anos, local e mundialmente, principalmente relacionando à questão de segurança e a gente acha que instrumentalizar os nossos diretores, numa perspectiva de saber como agir diante dessas emergências, é extremamente importante. Será um momento de construção desse processo,”, explica o diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), Williams dos Santos.

A formação, que terá um dia de atividades teóricas e outro com atividades práticas de simulação, será ofertada para cerca de 150 pessoas e orientará sobre como o diretor da escola e sua equipe devem agir em alguns casos específicos, como situações de agressões verbais ou físicas, arrombamento, tumulto e pânico, situações envolvendo armas de fogo, entre outros.

Documento

Uma comissão, com membros das secretarias envolvidas, está elaborando um documento orientador para as unidades de ensino. Este documento, em construção, também receberá sugestões dos gestores escolares, de acordo com as realidades vividas em cada escola. 

“Nossa ideia é nunca fazer nada à revelia do que acontece no cotidiano das escolas. Por isso, vamos dar esse start da formação, que tem uma perspectiva teórica e prática. Este primeiro momento é exatamente para a gente poder ter informações dos diretores sobre esse cotidiano, para que possa dar embasamento nesse documento. É um trabalho em conjunto das secretarias envolvidas com os diretores escolares. Além disso, vamos submeter esse documento para outros órgãos interessados nessa questão de segurança, até porque também envolve a segurança de crianças e adolescentes. Por isso que é necessário que seja um trabalho conjunto”, pontua Willams.

Durante a ação, os participantes serão conduzidos por situações, assumindo papéis de membros da comunidade escolar. “A ideia é que a gente distribua o grupo nas funções no cotidiano da escola. Por exemplo, vamos ter diretores e coordenadores administrativos fazendo papel de aluno, de secretário, de diretor e fazendo a simulação de situações que podem acontecer no ambiente da escola pra que a gente possa então exercitar aquilo que foi passado durante a teoria. Vamos adotar medidas para que a gente possa entender isso de fato, na prática”, complementa Willams.

Ações continuadas

A Semed vem realizando, através da sua Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade (Coped), uma série de ações de enfrentamento e prevenção de violências nas escolas. Uma delas foi a realização de um Seminário Integrado de Enfrentamento à Violência na Escola, com o apoio da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esporte (Seduc), no último mês de junho. 


“Já conversamos com os gestores escolares questões relativas aos fluxos e à essa necessidade de articularmos as escolas em níveis intersetoriais. Agora, vamos tratar deste assunto numa outra perspectiva, incluindo as forças da Guarda Municipal de Aracaju. Daremos continuidade tratando dessa articulação intersetorial dos protocolos de casos de violência ocorrida ou praticada na escola,  mas também agora trazendo essa perspectiva mais prática, sobre o que fazer em algumas situações limites”, ressalta a coordenadora da Coped, Maíra Ielena Nascimento.