Sema utiliza o teatro para desenvolver ações de educação ambiental

Meio Ambiente
18/08/2022 12h38

O lúdico do teatro permite que as questões ambientais sejam trabalhadas de forma mais agradáveis e amigáveis, principalmente com um de seus maiores públicos: as crianças. A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), segue com o trabalho de educação ambiental nas escolas e instituições de ensino e utiliza, justamente o teatro como uma das formas de aproximar os assuntos do público-alvo.

Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sema, as apresentações, normalmente, falam sobre descarte irregular de resíduos, arborização, cuidados que as crianças devem ter com a natureza, com a água, e sobre o desmatamento.

“As ações teatrais têm importante papel no processo de formação de conhecimento da criança, que passa a ter a informação, por meio de apresentações lúdicas, cumprindo não só uma função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie da crítica e construtivamente dos conteúdos socioambientais” destaca a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Paula Ferreira.

As esquetes e peças teatrais da Sema, de acordo com a coordenadora da Educação Ambiental, normalmente, são realizadas em escolas da rede municipal, em ambientes públicos e instituições”, frisa Paula.

O Ujacará, por exemplo, é uma peça teatral promovida pela Educação Ambiental, e mostra para as crianças a importância do meio ambiente e as sensibilizam quanto aos cuidados com a natureza. Através de uma trilha, enquanto a peça é apresentada, os personagens aparecem e mostram um pouco do local, ao mesmo tempo em que ensinam sobre a preservação da natureza. Dentro dessas ações, as crianças contam com a participação da equipe de teatro, composta por pessoas graduadas ou estudantes de Artes Cênicas, que têm feito um papel de levar conhecimento sobre o meio ambiente, na forma da encenação de peças e esquetes teatrais. 

O ator e integrante do grupo de teatro da Sema, André Marques, afirma que as apresentações teatrais funcionam de maneira lúdica e dinâmica para que as crianças possam absorver todo o conhecimento.

“Os temas são pensados a partir da necessidade e do assunto que será abordado para, então, ser criado um roteiro lúdico e, assim, possamos fazer essa relação entre o teatro e o meio ambiente. Pois, sabemos que a arte invade, diretamente, o sensível e aciona o senso crítico das pessoas e, principalmente, das crianças que levam isso como sementes dentro de si para que no futuro as mesmas possam colocadas em prática”, ressalta o ator.