Cras do bairro Cidade Nova promove oficina sobre alimentação saudável

Assistência Social e Cidadania
18/08/2022 12h48

Manter uma alimentação saudável resulta em inúmeros benefícios para a saúde física, mental e até emocional. Neste sentido, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 18, uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, para os 25 idosos do grupo “Nova Vida”, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A equipe da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Assistência Social do Município, composta por nutricionista e estagiários da área, ministrou a palestra, a qual tratou sobre alimentos naturais e minimamente processados, processados e ultraprocessados, curiosidades sobre alimentos industrializados, aproveitamento de cascas de frutas para receitas, dentre outros assuntos. 

De acordo com a coordenadora do Risoleta Neves, Milena Moraes, o objetivo da atividade socioeducativa é gerar conhecimento e viabilizar uma melhor qualidade de vida para os idosos.

“Em nossas atividades rotineiras percebemos a necessidade de levar informações para esses idosos. Pensamos nessa temática porque muitas pessoas se alimentam mal e o Cras por ser a porta de entrada para acesso a direitos. Entendemos que a alimentação também é um fator importante, além de ficar antenados a tudo o que acontece à nossa volta”, afirma a coordenadora destacando a contribuição do trabalho da coordenadora do SCFV do Cras, Ana Gleide Reis.

A equipe da GSAN tem a função de coordenar, supervisionar e avaliar os serviços de nutrição, prestar assistência dietoterápica (ciência da nutrição que se dedica às dietas específicas para cada enfermidade) e promover a educação alimentar e nutricional para a coletividade em equipamentos socioassistenciais da capital.

Para a gerente da Segurança e Alimentar e Nutricional do Município, Rosa Gabriela Santos, ações como essas são necessárias para que os usuários recebam orientações seguras e tenham consciência sobre o cuidado em saúde.

“Fazemos visitas a todos os Cras com o intuito de promover uma alimentação saudável e acessível às condições socioeconômicas de cada usuário. Falamos sobre a quantidade de sódio e açúcar nos produtos porque os idosos tendem a desenvolver a hipertensão e diabetes, ensinamos como ler os rótulos, identificar os verdadeiros alimentos integrais, sempre sugerindo que optem mais pela feira do que pelo supermercado, para descascar mais e embalar menos. Também fazemos ações sobre higienização e manipulação de alimentos”, especifica Rosa. 

A aposentada Brasinalva Leide Ramos, moradora do bairro Cidade Nova, está no Cras há quase quatro anos e faz questão de participar das atividades promovidas no Cras.

“Sou diabética e, às vezes, passo do limite. Achei a palestra muito boa, aprendi muitas coisas. Vou orientar minha filha com relação a isso porque minha neta consome muitos alimentos industrializados”, conta Brasinalva. 

A aposentada Marlene Ferreira é usuária do Cras há mais de 10 anos. Ela faz o uso diário de medicamentos porque adquiriu doenças ao longo dos anos e entende que a alimentação inadequada contribuiu para o agravamento da sua saúde. 

“Falar sobre isso é muito importante porque gosto de comer comidas que não posso consumir devido aos remédios que tomo. Achei ótimo o dia de hoje ao lado de minhas colegas aprendendo coisas novas”, relata Marlene.