Ação de conscientização ambiental é ampliada pela Emsurb

Serviços Urbanos
18/08/2022 18h18

A Prefeitura de Aracaju vem ampliando as ações que levam às comunidades a mensagem sobre a importância da conscientização ambiental. Uma dessas ações é coordenada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que, através da equipe de educação ambiental, dialoga com moradores e comerciantes a respeito da destinação correta dos resíduos sólidos. 

Nesta quinta-feira, 18, por exemplo, os bairros Novo Paraíso e Lamarão, na zona Norte da capital, receberam a atividade educativa que foi motivo de reconhecimento de moradores, como a dona de casa Maria do Socorro Pereira. 

“Essa explicação é muito importante porque alguns moradores colocam o lixo antes do horário e os animais acabam rasgando as bolsas, espalhando o lixo no chão e isso prejudica o trabalho do pessoal que faz a coleta”, comenta ela ao destacar a  contribuição da população para a manutenção da limpeza e conservação do bairro.

“O trabalho de educação ambiental é bom porque as pessoas ficam sabendo os problemas causados pelo lixo jogado em lugares errados, como nos terrenos baldios. Quando chove o lixo é levado pela água, entope os bueiros e termina alagando as ruas e nós somos prejudicados”, afirma o aposentado e morador do conjunto Vitória da Resistência, Antônio Carlos dos Santos. 

A comerciante Natália da Silva Santos considera importante a ação que a deixou informada sobre mais um tipo de serviço ofertado pela empresa municipal, até então desconhecido. “Além de reforçar os dias da coleta aqui no bairro, na segunda, quarta e sexta, eles esclareceram sobre o Cata Treco. Adorei saber e quando necessário vou solicitar”, conta satisfeita.

Conforme explica o supervisor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Emsurb, Pedro Augusto de Azevedo Moraes, este ano o trabalho também foi intensificado em locais com grande circulação de pessoas, a exemplo de praças e calçadões.

“Pelo menos duas vezes por mês, alternamos as ações nos bairros com as blitzes educativas. Além disso, localidades que possuem a presença dos ecopontos e Ponto de Entrega Voluntário (PEV) recebem nossa atenção por conta do alto índice de descarte irregular. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a causa ambiental e ao mesmo tempo esclarecer os outros serviços disponibilizados pela Emsurb, no tocante ao descarte consciente”, enfatiza Pedro.

Ela informa, ainda, que, nos primeiros meses do ano, a atividade chegou a outras áreas da cidade, como Inácio Barbosa, Cirurgia, Suíssa, Ponto Novo, Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont, Novo Paraíso, Santa Maria, Farolândia, Jabotiana, Siqueira Campos, Salgado Filho, Soledade, América, Porto Dantas e Japãozinho. “Após a conclusão dos trabalhos no Lamarão, a equipe seguirá para o Marivan e na sequência o Aeroporto. Nosso intuito é atender de maneira igualitária toda a cidade”, conclui o supervisor.