Prefeitura de Aracaju e ONU dialogam sobre Plano de Resiliência da capital

Defesa Civil
18/08/2022 18h49

Nesta quinta-feira, 18, o Plano de Resiliência de Aracaju foi apresentado ao representante do programa de resiliência da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil. Em destaque, pela execução de boas práticas, a capital desenvolve projetos de referência, com potencial para exercer função de mentora de outras cidades do Brasil.

Durante a reunião online, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, dialogou com o represente da ONU, Clément da Cruz, sobre os projetos implementados a partir do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju.

Entre as iniciativas demonstradas, estiveram a implementação do ClimAju, com sua capacidade de monitoramento em tempo real e disponível à população; ações preventivas e de preparação, como a utilização de sistemas de alerta e alarme, em áreas de risco; disponibilização de abrigamento e suporte intersetorial para pessoas afetadas por possíveis desastres; ações preventivas de monitoramento e mapeamento de áreas de risco; e outras.

"Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju vem perseguindo o título de Cidade Resiliente junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e, no último ano, conseguimos chegar ao nível máximo de resiliência, o nível C", pontua o secretário.

A partir desse resultado, o ponto focal da ONU no Brasil demonstrou interesse em conhecer o Plano de Resiliência de Aracaju. "Por isso, eles solicitaram uma reunião, ocorrida hoje, para verificar as nossas ações mais abrangentes e ficou acordado que há possibilidade de sermos mentores no Brasil, para ajudar outras cidades, de maneira que elas se tornem resilientes, explica o tenente-coronel Silvio Prado.

Com a apresentação do aparato e método utilizado para manter boas práticas ativas e permanentes, para prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação da cidade, frente aos eventos adversos, a capital inicia tratativas para demonstrar as boas práticas, com objetivo de ampliar o alcance e contribuir com outras localidades.

"Como a ONU sempre prega, precisamos estar sempre preparados, para os desastres que venham a ocorrer", frisa o secretário da Defesa Social, ressaltando que esse é um trabalho contínuo, planejado e executado com precisão pela Prefeitura.

Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, e a Coordenadora de Programas e Projetos (COOP) da Semdec, Rosimari Cavalcante.