PNAE avalia positivamente alimentação escolar da rede municipal de Aracaju

Educação
19/08/2022 14h50
Início > Noticias > 96772

Nos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju tem sido referência para outras cidades brasileiras, quando o assunto é alimentação escolar. E como mais uma evidência de que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) está no caminho certo, nesta sexta-feira, 19, técnicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) concluíram a visita de monitoramento na capital com um balanço positivo acerca da aplicação de recursos. 

A equipe técnica do PNAE está em Aracaju desde o dia 16 e, durante estes quatro dias, foram promovidas reuniões, formação, análises documentais e visitas às escolas e instituições filantrópicas. Por terem ocorrido durante as férias escolares da rede, as visitas contemplaram somente as unidades de ensino que ofertam a modalidade creche, ainda em atividade durante este período. 

 "O balanço que fazemos dessa visita de acompanhamento e monitoramento é muito positivo. Assim que chegaram, eles nos apresentaram seus objetivos e uma agenda. Todas as atividades realizadas são muito importantes porque faz com que aprendamos muito mais sobre o programa, recursos, gêneros e suas destinações", explana a secretária-adjunta da Educação de Aracaju, Antônia Arimatéia.

Nesta reunião de conclusão, além da secretária-adjunta e dos técnicos do PNAE, também estiveram presentes a diretora de Administração e Finanças, Katia Perete; a coordenadora de Alimentação Escolar, Larissa Coelho; a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Rachel Sobral; o assessor técnico, Marcos azevedo; e a presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), Adriana Oliveira.

"Nossa conclusão é a melhor possível porque viemos sanar dúvidas a respeito de alguns critérios, mas fomos surpreendidos com um trabalho muito bom. Em relação à execução dos recursos ,está tudo bem: não foi detectado nenhum prejuízo e, no geral, há apenas pontos que possam ser alinhados", afirma a técnica do PNAE, Denize Santana. 

Já o técnico do Programa, Eduardo Valente, enaltece os esforços da gestão municipal, destinados à alimentação escolar.

“Pelo que vimos, está tudo certo, em Aracaju. Os investimentos que a Prefeitura do município está fazendo, com recursos próprios e complementando a verba, fazem muita diferença na execução deste trabalho. Os nossos questionamentos se referiram à fase de pandemia e já foram justificados. Esperamos que o município continue assim", frisa Eduardo. 

Com fins de fornecer orientações e sanar dúvidas aos profissionais da rede envolvidos no Programa, na quinta, 18, foi realizada uma capacitação, de forma híbrida, sobre aplicação dos recursos do PNAE. 

"Foi muito significativa porque discutimos questões ligadas à nutrição, conselhos, financeiro, processos, chamadas públicas e documentações", avalia Antônia Arimatéria.