Aracaju participa de encontro nacional de secretários municipais de Educação

Educação
19/08/2022 16h19

Foi encerrado, nesta sexta-feira, 19, o 9° Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado em Brasília - DF. O município de Aracaju foi representado no evento pelo secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, que também é vice-presidente da Undime Sergipe.

Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) desde o último dia 16, o evento reuniu mais de 1.300 participantes de todo o país, após dois anos de encontros presenciais suspensos por conta da pandemia de covid-19. Com palestras, mesas-redondas e outras atividades, o evento trouxe como tema “A efetividade das políticas públicas para a garantia do direito à educação”.

"O Fórum tem como principal finalidade reunir os dirigentes municipais de educação dos municípios que são vinculados à Undime para discutir questões que são sensíveis à educação pública municipal. Durante estes quatro dias, diversas temáticas foram tratadas, a exemplo da recomposição de aprendizagem nesse período chamado de pós-pandemia, como fazer para estruturar a aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, como trabalhar questões vinculadas à alfabetização, principalmente, a alfabetização matemática, e discutiu questões vinculadas à educação de jovens e adultos e educação especial nos municípios", detalha o secretário Ricardo Abreu. 

Durante o último dia do evento, também foi divulgado o resultado da oitava onda da pesquisa realizada pela Undime, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Itaú Social, a qual mostrou que, em mais de 85% dos municípios pesquisados, escolas e secretarias da Educação têm como desafio mais urgente a recomposição da aprendizagem dos estudantes. A pesquisa foi realizada em 3.245 secretarias municipais da Educação.

"O fórum se reveste de uma importância peculiar, que é fazer com que dirigentes municipais da educação possam trocar experiências exitosas que foram desenvolvidas nos seus municípios. Por outro lado, também é possível que os secretários possam aprender com a experiência de colegas secretários de outros municípios que, de alguma forma, também enfrentam desafios semelhantes", completa Ricardo.