Prefeitura realizará ação integrada para enfrentamento à violência contra mulher

Assistência Social e Cidadania
19/08/2022 16h45

A campanha Agosto Lilás tem por objetivo conscientizar a população para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Com o intuito de levar informações sobre a campanha para a população da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), promoverá, na próxima terça-feira, 23, uma ação integrada na Praça Fausto Cardoso, das 9h às 16h.

A atividade contará com a participação e apoio de diversas secretarias e órgãos da administração municipal, a exemplo das secretarias da Saúde (SMS); Educação (Semed); Cidadania e Defesa Social (Semdec), por meio da Patrulha Maria da Penha (PMP) que integra a Guarda Municipal de Aracaju (GMA); das fundações Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e de Formação para o Trabalho (Fundat); e representantes da sociedade civil.

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), órgão vinculado à Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Assistência Social de Aracaju, que atua para o  fortalecimento da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência na capital, contribui na articulação para a realização do evento.

“O evento tem como objeto dialogar com a sociedade sobre a necessidade da participação de todas e todos no enfrentamento à violência doméstica. A Coordenadoria estará presente na ação junto à Patrulha e ao Nupeva [Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes], orientando sobre as formas de denúncia e apoio às mulheres em situação de violência”, explica a coordenadora da CPM, Edlaine Sena.

O evento contará com exposição de fotos, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), rodas de conversa sobre saúde da mulher e formação profissional, stand com informações sobre toda rede de atendimento, panfletagem e apresentações culturais.

“É importante a participação de todos que fazem parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher nesse evento porque vamos mostrar todos os mecanismos que utilizamos na tentativa de coibir essas ações de violência. Será um instrumento de informação e de levar ao conhecimento da população o que o município de Aracaju tem feito nesse enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca a presidenta do CMDM, Joelma Dias.

Agosto Lilás

O “Agosto Lilás” marca a campanha de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na qual o Município intensifica as ações de combate à violência com uma série de atividades realizadas de forma intersetorial, em vários pontos da cidade e equipamentos públicos municipais.