Prefeitura desenvolve formação em prevenção e segurança voltada a gestores escolares

Agência Aracaju de Notícias
23/08/2022 12h41

Visando a prevenção e a segurança no ambiente escolar, a Prefeitura de Aracaju, em uma ação intersetorial envolvendo as secretarias municipais da Educação (Semed), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Comunicação Social (Secom), deu início, nesta terça-feira, 23, a uma formação dos gestores escolares, com o objetivo de prepará-los para lidar com situações emergenciais e/ou violentas que possam vir a acontecer dentro das escolas. A atividade segue até esta quarta-feira, 24. 

A ação integra o 2º Módulo de Formação Continuada da Semed e foi dividida em dois encontros, ambos realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom José Vicente Távora, sendo o primeiro para a realização de atividades teóricas, ocorrido nesta terça, e o segundo, que será nesta quarta-feira, 24, quando haverá a realização de atividades práticas de simulação na instituição.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, o evento faz parte do calendário de formação dos gestores escolares de Aracaju e está sendo ofertado para cerca de 150 pessoas. Abreu destaca que, para além de formar, a atividade também resultará na construção de um Protocolo de Segurança nas Escolas, documento que, futuramente, será compartilhado a todas as unidades da rede municipal de ensino.

“Nas escolas públicas da rede municipal lidamos com o bem mais precioso da sociedade aracajuana, que são as vidas dos nossos estudantes e dos profissionais da educação. Então, vamos cumprir um duplo objetivo: capacitar os nossos gestores, para que eles possam atualizar os conhecimentos sobre prevenção e segurança no ambiente escolar, mas também um objetivo macro, que é a elaboração de um protocolo da Semed, feito em conjunto com a Semdec e a Secom, e que contará com procedimentos específicos”, explica o secretário. 

Como um dos braços na realização desta capacitação, a Semdec está preparando os gestores para uma melhor e mais segura atuação durante situações violentas, como arrombamentos, invasão de indivíduos armados nas instituições de ensino, incêndios, agressões verbais ou físicas, tumulto e pânico, entre outros. 

“Estamos elaborando um protocolo de atendimento para passar para os gestores a forma de atuação em qualquer tipo de situação que o professor se sinta acuado ou se sinta em uma situação adversa, onde ele tem que agir prontamente. O objetivo é que os gestores se sintam seguros, capacitados e que saibam operar porque, por trás das escolas municipais, tem todo um sistema de segurança, como a Guarda Municipal e todos os órgãos que compõem não só a Prefeitura de Aracaju, como o Estado, para minimizar os impactos provocados por qualquer situação violenta dentro das unidades de ensino”,  reforça o secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado. 

Tendo a comunicação como principal ferramenta na construção de escolas cada vez mais acolhedoras, onde as diferenças são respeitadas e com foco na educação cidadã, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) não poderia ficar de fora desta frente que envolve a elaboração de um protocolo de segurança nas escolas. 

Conforme reitera a secretária municipal da Comunicação, Tirzah Braga, o trabalho integrado e as ações intersetoriais são uma marca da atual gestão da Prefeitura onde, a partir da soma de esforços, é possível identificar soluções efetivas para os desafios que precisam ser encarados para continuar avançando.

“É um desafio estimulante fazer parte dessa parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed), da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e da Comunicação (Secom) para, juntos, construirmos essa ação que busca prevenir a violência nas escolas municipais. A Secom participou da iniciativa auxiliando na elaboração das estratégias apresentadas aos docentes, que poderão ser colocadas em prática nas salas de aula, fomentando o debate do tema com os alunos, buscando, a partir do diálogo, contornar o problema da violência nas escolas”, aponta a secretária. 

Simulação 

Além da parte teórica, a formação também conta com a parte prática, que será realizada nesta quarta-feira, 24, com uma simulação de situação adversa na Emef Dom José Vicente Távora, para que os gestores passem por um treinamento. Além dos principais órgãos envolvidos, a atividade também contará com atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). 

“A simulação, que será ofertada para cerca de 150 servidores da Semed, trará situações adversas de forma a orientar e formar os profissionais para a atuação devida, de como eles devem se comportar, em que momento devem entrar em contato com os órgãos de segurança e saúde, bem como serão repassadas as informações prévias junto à Guarda Municipal, de forma que possamos atender às ocorrências da melhor forma possível e minimizar os danos ou, até mesmo, evitar que algumas situações venham ocorrer”, destaca o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça. 

Além das viaturas da Guarda Municipal, também serão acionadas equipes da Saúde para que a simulação seja feita da forma mais próxima possível da realidade. Por conta disso, o secretário Ricardo Abreu reforça que a atividade é controlada e coordenada pela Semdec e GMA. 

“A população deste entorno do bairro Industrial, onde está localizada a Emef Dom Távora, deve ficar atenta porque poderá haver uma movimentação maior de viaturas da Guarda, de ambulâncias e ruídos atípicos no ambiente escolar. Isso tudo fará parte da simulação controlada”, reforça o secretário Ricardo Abreu. 

Gestores 

A diretora da Emef Dom José Vicente Távora, Silvia Falcão, parabeniza a ação da Prefeitura e destaca a importância de preparar os gestores para os momentos de situações violentas nas instituições. 

“É muito importante que saibamos tomar decisões na hora que acontece o inesperado, sobretudo para que possamos estar preparados para saber qual é a atitude que vamos tomar diante daquela determinada situação, e saber o que fazer para que possamos proteger, salvar os alunos e nos salvar na hora do desespero”, pontua a servidora. 

Da mesma forma, o diretor da Emef Professora Maria Thetis Nunes, localizada no bairro América, Isau Vinicius, avalia a capacitação como uma ação positiva para o preparo dos profissionais que estão diretamente dentro das instituições, lidando com todos os tipos de situações, diariamente. “Ajuda a integrar na tomada de ações dos gestores, além de nos ajudar a entender quais são os órgãos que podem atuar em cada situação, a quem podemos recorrer numa situação de conflito e, assim, termos uma noção maior de quais decisões tomar em situações difíceis”, acrescenta.