Fundat participa de ação que potencializa políticas públicas para mulheres

Formação para o Trabalho
23/08/2022 17h23

Em alusão ao Agosto Lilás, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), da Prefeitura de Aracaju, participou de um evento realizado, nesta terça-feira, 23, na Praça Fausto Cardoso, no Centro, e organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Secretaria Municipal da Assistência Social, com ações de combate à violência doméstica contra a mulher. 

A intenção do evento foi proporcionar assistência às mulheres, através de serviços ofertados pelos órgãos públicos e privados que participaram da iniciativa. A Fundação participou apresentando ações desenvolvidas no âmbito da qualificação profissional com a oferta de cursos e oficinas presenciais e online, encaminhamento para o mercado de trabalho, com os cadastros de currículo e captação de vagas de emprego, formalização e orientação de Microempreendedor Individual (MEI), além da orientação para Carteira de Trabalho Digital e serviço de emissão de RG.

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, eventos com esse propósito são idealizados para potencializar a voz feminina. 

“É muito gratificante que a Fundat esteja fazendo parte dessa ação, pois as mulheres precisam se tornar cada vez mais independentes e usar a sua voz. Em casos de vulnerabilidade, é essencial que elas saibam a quem pode recorrer. Desta maneira, iniciativas com essa perspectiva propagam informações de qualidade e oferecem o apoio que muitas carecem”, afirma Edivaneide.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Joelma Dias, conta sobre como essa ação integrada desempenha um papel significativo na população. 

“Auxiliamos nas demandas de políticas públicas, por isso, a nossa intenção nesse evento é mostrar como podemos ajudá-las e também como punir os agressores. Além disso, o Agosto Lilás é uma campanha de nível nacional, no qual, celebramos esse mês a Lei Maria da Penha”, explica Joelma.

A doula Kaline Prata, 37 anos, esteve na ação para adquirir mais informações sobre essa campanha e também os serviços que foram ofertados. 

“Tive a oportunidade de conhecer mais sobre os serviços da Fundat. Fiquei feliz em ver que a Prefeitura e outras entidades estejam fazendo ações como essa. É muito importante que as mulheres tenham esse apoio na educação, segurança, saúde e entre outros aspectos. A Fundat tem um trabalho necessário e que impacta na vida da mulher que precisa de algum dos serviços”, conta Kaline. 

A aposentada Maria Virginia Santos, 69 anos, estava pelo Centro de Aracaju e decidiu passar pelo evento. 

“Fiquei muito feliz em ter essa ação aqui, aproveitei para tomar a vacina e também para conhecer mais do que a Fundat oferta para o cidadão. Tive interesse em fazer os cursos porque mesmo aposentada estou buscando estudar coisas novas e adquirir outras experiências”, relata Maria Virginia.

Além da Fundat, estiveram presentes outros órgãos parceiros. A Patrulha Maria da Penha ficou responsável por passar informações sobre violência doméstica e como realizar a denúncia. A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou o carro da Vacina contra a covid-19, testagem rápida da covid-19 e outros exames. Já a Secretaria Municipal da Educação trouxe uma perspectiva sobre a importância dos estudos na vida da mulher. A Coordenadoria da Mulher do Tribunal da Justiça abordou os direitos voltados para elas. Por fim, a Universidade Tiradentes também esteve presente informando a respeito das graduações e cursos oferecidos.

A campanha

A campanha do Agosto Lilás tem como objetivo trazer mais conscientização para a sociedade pelo fim da violência contra a mulher. Além disso, também se faz referência à Lei Maria da Penha, que foi instituída pela Lei nº 11.340 e que, em 2022, completa 16 anos. Essa campanha realizada ao longo do mês de agosto promove uma divulgação massiva sobre esse tema.