Fundat treina servidores para aperfeiçoar atuação na emissão de RG

Formação para o Trabalho
24/08/2022 17h59

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju realizou um treinamento de aperfeiçoamento para capacitar os servidores que atuam no serviço de emissão de primeira e segunda via do RG, oferecido à população aracajuana.

A formação aconteceu no dia 23 e foi dividida em duas partes: na parte da manhã, os participantes participaram de um treinamento sobre atendimento ao público, no auditório da Fundação, ministrado pela instrutora da Fundat e coaching Helena Braz, que abordou questões como humanização e empatia, essenciais para um bom atendimento. Além disso, ela também explanou sobre a importância do relacionamento interpessoal, indispensável para o ambiente de trabalho.
 
À tarde, os participantes foram treinados a manusear o sistema responsável pelo agendamento do serviço que foi atualizado com o intuito de proporcionar mais agilidade e facilidade de acesso ao site utilizado pelos cidadãos para agendar a emissão.

O objetivo do treinamento é otimizar o atendimento à população aracajuana e aperfeiçoar as etapas do processo que compõe a oferta do serviço. Também foi apresentado uma revisão sobre o passo a passo do funcionamento do sistema.
 
Com a atualização do sistema responsável pelo site de agendamento, o serviço alcançará mais fluidez, uma vez que o acesso se tornou mais simplificado tanto para os colaboradores quanto para o cidadão.

De acordo com a presidente Edivaneide Lima, a ideia de realizar esse treinamento surgiu visando o aprimoramento do serviço. “Decidimos implementar essa capacitação com a intenção de melhorar o atendimento ao público e também o serviço de carteira de identidade.  Acredito que, com esse treinamento, os servidores sairam ainda mais preparados para orientar e atender os cidadãos”, afirma.

A instrutora Helena Braz ressalta que esse treinamento fortalecerá a relação da equipe e, consequentemente, gerará ótimos resultados no quesito atendimento à população.
 
“Hoje, a Fundat é uma referência quando se trata dos serviços ofertados, a exemplo da oferta de cursos e oficinas. Então, nada mais interessante que capacitar de dentro para fora. Essa iniciativa em treinar os colaboradores é muito importante, fico feliz em contribuir e fomentar o meu conhecimento com eles para que atendam o público da melhor maneira”, ressalta Helena.

A Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação (Ceti) da Fundat foi a responsável por essa atualização, que trará um impacto significativo na forma dos servidores trabalharem no serviço.
 
O coordenador do Ceti, Daniel Rosa, entrou em ação para mostrar aos servidores as atualizações no sistema do RG. Foi apresentado tópicos que envolveu desde a realização do agendamento no site até como o servidor vai proceder no momento em que o cidadão comparecer para efetuar o serviço.

“A ideia é que eles entendam que não é só o sistema que faz com que o nosso trabalho melhore, mas sim o processo. Então, a gente frisou bastante como construir o processo de atendimento desde o agendamento até o momento em que o cidadão recebe o RG, além de ensiná-los a como mexer na plataforma. Também tratamos de assuntos como tempo médio de atendimento, tempo médio de espera do cidadão dentro da Fundat, além de como tirar as dúvidas do cidadão sobre o serviço. Com essas mudanças, o serviço será mais otimizado e também gerará mais comodidade ao cidadão na hora de utilizar o sistema para agendar, pois agora ele será mais versátil e veloz”, afirma Daniel.

Para o coordenador do serviço de emissão do RG, Raoni de Jesus, que participou da capacitação, o treinamento foi fundamental para integrar os pólos que ofertam o mesmo serviço e também as equipes.
 
“A instrutora nos passou sobre a importância do acolhimento, o respeito ao colega de trabalho e também ao cidadão. Foi válido os aprendizados porque irão nos ajudar a como trabalhar em equipe”, conta Raoni.