Gestores da Saúde de Aracaju visitam unidades para verificar demandas e aprimorar fluxos

Saúde
25/08/2022 12h57

Com o objetivo de analisar o andamento dos serviços para buscar soluções que melhorem ainda mais a qualidade do atendimento prestado aos usuários, gestores da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), visitaram, nesta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco e o Hospital Fernando Franco.

A secretária da Saúde, Waneska Barboza, e sua equipe técnica percorreram as salas das unidades e conversaram com os profissionais e a comunidade, vendo de perto a situação, com o intuito de solucionar as demandas que surgirem.

“Estamos ouvindo os problemas e acolhendo os usuários, para que medidas possam ser implementadas. Nesta ação, temos a oportunidade de conversar com a população para saber quais são as principais queixas e dificuldades encontradas. Observamos que o atendimento e os serviços estão fluindo e os pequenos ajustes que precisam ser feitos, já fazem parte do nosso planejamento estratégico da SMS”, explica a secretária.

A usuária da UBS Augusto Franco conversou com a secretária, apresentou reivindicações e elogiou a iniciativa da gestão municipal.

“Acho muito importante que venham até a unidade para conhecer nossos  problemas e dificuldades. A secretária, melhor do que ninguém, pode nos ajudar para que tenhamos um serviço ainda melhor”, afirma dona Maria Elizabete Santos.

Estar próximo das pessoas que utilizam estes serviços e entender suas demandas auxiliam na elaboração de novas estratégias.

“Levo minha equipe técnica para verificar questões estruturais, de fluxos, com os gerentes e profissionais, mas também ouço os usuários a respeito da marcação de consultas, funcionamento da farmácia ou, até mesmo, como eles são orientados pelos servidores”, reforça a gestora.

A Rede de Atenção Primária (Reap) é a porta de entrada para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. Através das 45 UBS o cidadão tem acesso a serviços como marcação de consultas e exames, procedimentos de enfermagem, vacinação, testagens rápidas, dispensação de medicamentos, preservativos e contraceptivos.