Prefeitura de Aracaju reforça apoio à 21ª Parada LGBT de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
26/08/2022 11h19

A Prefeitura de Aracaju reforçou, nesta sexta-feira, 26, o compromisso da gestão com a diversidade e com a promoção dos direitos humanos para todos os cidadãos ao apoiar a 21ª Parada LGBT de Sergipe, que volta a acontecer de forma presencial no próximo domingo, 28, na Orla da Atalaia, depois de dois anos sendo realizado de forma remota, por causa da pandemia da covid-19. 

O secretário municipal de Governo, Evandro Galdino, recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta, os representantes da Associação dos Direitos Humanos e Cidadania LBGT (Astra) e fortaleceu a parceria do poder público na realização do evento. Também participou da reunião o assessor da Diretoria de Direitos Humanos LGBTQIA+ da Prefeitura, Marcelo Lima. 

“A Parada LGBT já está instituída no calendário de eventos da cidade, e a Prefeitura de Aracaju faz questão de apoiar, através de logística e com algumas atrações. Depois de dois anos sem a realização presencial do evento, esse é um ano de retomada, então, fazemos questão de apoiar, porque acreditamos que é um evento importante na defesa dos direitos humanos e da cidadania da população LGBTQIA+”, destaca o secretário. 

De acordo com o assessor de Direitos Humanos LGBTQIA+ da Prefeitura, Marcelo Lima, a gestão vem apoiando o evento desde o início da gestão, em 2017. “O prefeito Edvaldo sempre recebeu a comissão, esse era o primeiro passo. Isso demonstra que existe uma sensibilidade para com a pauta e o entendimento dos eventos que dão a visibilidade do movimento LGBTQIA+. Desde a primeira gestão, Edvaldo Nogueira fornece a infraestrutura necessária para o evento”, reitera Marcelo. 

Para a presidente da Astra, Wanessa Aragão, o apoio da Prefeitura é fundamental para a realização da 21ª Parada LGBT, pois reforça as conquistas da comunidade. 

“Todos pensam que a Parada é uma festa. Mas, na verdade, é um manifesto das nossas lutas e direitos e, por isso, é muito positivo ter a Prefeitura de Aracaju caminhando junto nessa construção”, explica Wanessa.

Ainda segundo Wanessa, neste ano, por ser uma retomada do evento de forma presencial, a Parada LGBT terá muitas novidades, sendo uma delas o palco que está sendo montado com apoio da gestão municipal. 

“Nos outros anos não teve palco. Este ano promete ser algo muito legal. Também teremos acessibilidade para pessoas com problemas de paralisia, onde teremos um contêiner com atendimento. Vai ser muito bom, vai ter muita surpresa”, reforça Wanessa. 

Assistência Social

A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM), atuará na Parada do Orgulho LGBT+, com o objetivo de levar informação e conscientização para o público do evento. A ação acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Patrulha Maria da Penha (PMP). 

De acordo com a coordenadora da CPM, Edlaine Sena, a equipe participará do evento no intuito de reforçar a necessidade de enfrentamento à violência contra a mulher e o público LGBTQIA+. 

“Levaremos informação sobre o enfrentamento à violência contra o público LGBTQIA+, contra a mulher trans, a mulher lésbica. Faremos um alerta sobre como denunciar, sobre as formas de violência, os canais de denúncias, sobre como proteger as mulheres trans, as mulheres lésbicas e apoiando em quaisquer ocorrências que, porventura, aconteçam durante o evento”, destaca Edlaine.