Prefeitura aplica 705 doses e mantém vacinação aos sábados no mês de setembro

Saúde
27/08/2022 18h32

Os pontos de vacinação nos três shoppings de Aracaju receberam, neste sábado, 27, a população da capital para imunização contra poliomielite e covid-19. Durante a ação da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram aplicadas 705 doses, sendo 527 contra a covid e 178 contra a poliomielite.

Devido à demanda identificada após a abertura da vacinação aos sábados, a secretária municipal da saúde, Waneska Barboza, informou que a ação continuará durante o mês de setembro. 

"Percebemos uma média elevada em relação à procura pelos pontos de vacinação abertos nos shoppings. Por isso, eles continuarão funcionando durante o mês de setembro, no mesmo dia, também com o objetivo de atingirmos a meta do Ministério da Saúde, que é de 95% de crianças de um a menores de cinco anos vacinadas. Lembrando que a vacina contra a covid-19 também continuará disponível", enfatiza a secretária.

Poliomielite

Ao longo do dia, das 10h às 16h, crianças de um a menores de cinco anos receberam a vacina contra a pólio, como o pequeno Francisco, de 2 anos e 10 meses. Sua mãe, Christine Nauer, aproveitou para receber a dose de reforço contra a covid-19. "Acredito que a saúde tem que ser prioridade em nossa vida. É muito importante nós e nossos filhos  estarmos protegidos e a vacina nos ajuda nisso", disse. 

A fisioterapeuta Ana Karoline, mãe de Alice, de dois anos, parabenizou a iniciativa. "Ficou muito bom e acessível ter esses pontos abertos aos sábados, principalmente para pessoas que, assim como eu, não conseguem levar os filhos aos postos durante a semana por causa da rotina", explica.

Crianças menores de um ano foram imunizadas conforme indicação do Calendário Nacional de Vacinação. 

Covid-19

Também foram vacinadas as pessoas que possuíam alguma dose da vacina contra a covid-19 pendente, incluindo o reforço, além de crianças a partir dos 3 anos, já contempladas pela fase atual da campanha. 

A servidora pública, Ana Cristina, tomou a quarta dose. "Confio na eficácia da vacina para contermos esse vírus que ainda está por aí e por isso estou aqui para receber minha dose de reforço", conta.

Um ato de amor. Essa foi a definição dada por Erivaldo Brito, que levou sua filha Maria Laura, 3 anos. "Manter o cartão de vacinação atualizado também é uma forma de demonstrar o amor que sentimos pelos nossos filhos, buscando protegê-los de doenças tão sérias. É muito importante que todos tenham consciência disso", conclui. 

Quem também recebeu a vacina contra a covid-19 foi Lorena Liz, de 3 anos, e sua mãe, Daniela Rodrigues, falou com satisfação sobre o momento. "Era algo muito esperado. Agora que ela já pode tomar, nos deixa muito mais tranquilos. Trouxemos ela logo e aproveitamos que tinha a vacina da pólio também", conta.