Prefeitura inaugura iluminação especial da Colina do Santo Antônio

Agência Aracaju de Notícias
27/08/2022 20h26

A Prefeitura de Aracaju realizou, na noite deste sábado, 27, o acendimento das luzes cênicas na Colina do Santo Antônio. A iniciativa faz parte do projeto de modernização do parque de iluminação pública da capital, que está sendo executado através de uma Parceria Público-Privada. O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou o ato. Na sexta, a gestão municipal acendeu as luzes especiais nos Arcos da Orla da Atalaia.

"A iluminação especial da Colina do Santo Antonio é uma grande homenagem a nossa cidade, pois foi aqui que Aracaju nasceu. E esta é uma das nossas igrejas mais antigas, de modo que, com a iluminação cênica, esperamos ver fortalecido este local enquanto ponto turístico. Começamos este trabalho de iluminação especial pelos Arcos da Orla, hoje estamos aqui neste marco histórico da cidade e avançaremos por outros pontos turísticos", afirmou o prefeito.

Edvaldo lembrou que, a partir da Parceria Público-Privada, a capital sergipana já conta com 61% do seu parque de iluminação pública renovado, com lâmpadas de LED. "É um grande momento para a nossa cidade, uma grande transformação, pois, até o final deste ano, teremos 100% de Aracaju com iluminação LED, o que gera mais economia e segurança para a nossa população", afirmou.

A modernização do parque de iluminação pública de Aracaju teve início em agosto de 2021, quando houve a troca das primeiras lâmpadas de vapor pela tecnologia de LED, no bairro Bugio. Desde então, cerca de 48 bairros iniciaram o processo, totalizando, até o momento, 35.310 pontos de luz substituídos pela tecnologia de LED, o que equivale a 61% dos 60 mil totais

Luz cênica

Para dar destaque à Colina, foram instalados no local doze réguas e oito projetores em RGB para a realização de campanhas temáticas, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O local recebeu também seis projetores em LED monocromático para iluminar a cruz da colina.

Foi realizada ainda a substituição das 30 luminárias localizadas na praça onde a igreja está sediada, para tecnologia LED, garantindo melhor iluminação e segurança. Além dos monumentos da Orla da Atalaia e da Colina, outros pontos turísticos da cidade passarão a ter iluminação especial com refletores monocromáticos ou coloridos, a partir do processo de modernização do parque de iluminação pública da capital. Ao todo, serão 16 pontos iluminados com luz cênica.

"São três aspectos positivos gerados a partir da PPP da iluminação pública. O primeiro e mais importante é a troca completa das nossas lâmpadas de vapor pela tecnologia de LED. O segundo ponto é esta iluminação especial em 16 pontos turísticos de Aracaju, o que tornará a cidade ainda mais atrativa. E o terceiro ponto é que serão instalados cinco mil pontos de controle do funcionamento destas lâmpadas, para que, em caso de problemas, a troca ocorrer de maneira célere", afirmou o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari Vargas.