População aprova iluminação especial em pontos turísticos de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
30/08/2022 11h05

A Prefeitura de Aracaju não tem medido esforços para tornar a capital cada vez mais moderna, sustentável e atrativa. Nesta sexta-feira, 26, e sábado, 27, a gestão deu mais um passo na modernização do Parque de Iluminação Pública com o acendimento das luzes cênicas em pontos turísticos da cidade, o que causou efeitos positivos não só para quem visita Aracaju, como também para quem vive nela.

A iniciativa está inserida no projeto de modernização do parque de iluminação pública da capital, que está sendo executado por meio de uma parceria Público-Privada desde agosto de 2021, quando houve a troca das primeiras lâmpadas de vapor pela tecnologia de LED, no bairro Bugio. Atualmente, 61% da iluminação pública da cidade já está renovada.

O primeiro ponto turístico a receber a nova iluminação foram os Arcos da Orla, monumento que integra um dos maiores cartões-postais da cidade. Lá, foram instalados oito réguas e três projetores em RGB, que possibilitarão a realização de campanhas temáticas na cidade, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Quem passar pelo local, agora, terá um novo impacto da região que está não só mais iluminada, como também mais bela.

A atleta Cristine Ruckert chegou na capital na sexta-feira, 26, e escolheu a Orla da Atalaia para ser o principal local de visita. Ela conta que se encantou ao perceber a iluminação dos Arcos.

“Está muito lindo. Viemos de Porto Alegre e estamos apreciando essa beleza toda. A cidade está nos abraçando. Vou tirar muitas fotos porque ficaremos aqui até terça-feira (30)”, parabeniza a turista.

A senhora Ana Selma Lima, residente em Ilha das Flores (SE), também estava visitando Aracaju quando, de repente, os Arcos da Orla se iluminaram de uma maneira diferente, o que chamou atenção.

“Minha nora é do Rio de Janeiro e eu trouxe ela para conhecer a Orla, e foi especial porque a Orla está ainda mais bonita. Achei diferente, está muito mais iluminado, lindo”, elogia a sergipana.

Na noite de sábado, 27, foi a vez de uma das igrejas mais antigas de Aracaju receber uma iluminação especial, a Paróquia Santo Antônio, localizada na Colina de Santo Antônio. O local recebeu 12 réguas e oito projetores em RGB, além de seis projetores de LED monocromático para iluminar a cruz da colina. Os moradores do bairro, que acompanharam o acendimento, aplaudiram e aprovaram a nova iluminação, como foi o caso da dona Ivanira Lemos Dória, moradora do bairro Santo Antônio há 50 anos.

“Isso aqui foi uma maravilha. A cidade merece. Aqui é um ponto turístico e onde nasceu a cidade. O prefeito sabia que a cidade merecia isso, tanto que veio e colocou”, destaca Ivanira.

A senhora Gedalva Bernadete compartilha do mesmo sentimento. Ela, que é moradora do bairro há 20 anos, acredita que será um diferencial não só para os moradores, como, principalmente, para os turistas.

“A Igreja ficou linda, está muito diferente. É um sucesso, ficou ótimo. Os turistas com certeza irão amar”, enfatiza Gedalva.

PPP da Iluminação

Toda a mudança no Parque de Iluminação Pública da capital está sendo executada pelo Consórcio Conecta Aracaju. Ele foi escolhido através de um leilão, na Bolsa Brasil Balcão (B3), em agosto de 2020, após apresentar o menor valor entre as propostas de empresas interessadas em celebrar a parceria com a Prefeitura.

A autorização para o início das atividades foi assinada em fevereiro de 2021. O consórcio vai gerir a rede de iluminação de Aracaju por 13 anos. Caberá a ele, inclusive, substituir as lâmpadas que apresentarem problemas, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.

Iluminação especial

Ao todo, 16 pontos turísticos da cidade terão iluminação especial com refletores monocromáticos ou coloridos. Os primeiros foram os Arcos da Orla, o Monumento aos Formadores da Nação, o Oceanário e o Mundo Maravilhoso da Criança.