Defesa Civil de Aracaju alerta para ventos fortes nas próximas 24h

Defesa Civil
29/08/2022 16h30

Na tarde desta segunda-feira, 29, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), alertou a população para a possibilidade de ventos fortes nas próximas 24 horas, na faixa litorânea da capital sergipana. O aviso, que foi enviado aos telefones cadastrados no Serviço de Alerta por SMS 40199, se baseou no boletim do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) e no serviço de monitoramento da Prefeitura de Aracaju, o ClimaAju.

De acordo com o órgão municipal, os ventos podem chegar 60 km/h, de hoje (29) até as 11h de amanhã (30). Por isso, o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que a população deve ficar atenta para evitar riscos. "Os ventos podem provocar a queda de árvores e de painéis de publicidade, estilhaçamento de vidraças e destelhamento de casas com telhado de fibrocimento, por conta do peso leve desse tipo de material", indica o secretário.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, apesar dos ventos fortes, não há previsões de chuva para as próximas 24 horas. "A perspectiva é que não ocorram chuvas neste período de alerta, porém a partir da quarta-feira, há uma previsão de chuva com intensidade moderada", frisa.

Rabelo também indica cuidados necessários diante da incidência de ventos. "Tendo em vista que os ventos fortes podem provocar a queda de árvores, telhados e outros objetos que apresentem algum tipo de barulho, a orientação é que a população evite buscar abrigo próximo dessas estruturas", reforça.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil através do Serviço Emergencial 199, que está disponível 24h para atendimento de ocorrências ou avaliação dos possíveis riscos. 

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro e receber as mensagens de alerta é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando, no campo do texto, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.