Trabalho dos novos auditores inicia efetivamente na Secretaria da Fazenda

Fazenda
30/08/2022 16h28

Após pouco mais de seis semanas imersos no curso de formação, nesta segunda-feira, 29, os novos auditores de tributos da Prefeitura de Aracaju iniciaram, de fato, suas carreiras na Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O grupo, já familiarizado com as diretrizes de trabalho, sistemas e procedimentos adotadas pelo órgão, agora, começa a se integrar à rotina da repartição e colocar em prática os conceitos e fundamentos que conheceram durante os últimos dias. Saem do modo espectador para “colocar a mão na massa” e, finalmente, exercer a função para qual foram aprovados no concurso público. 

Para o auditor de tributos Carlos Augusto de Oliveira, que foi presidente da comissão organizadora do certame e acompanhou de perto todo o processo, a chegada desses servidores municipais é a oxigenação que a Secretaria da Fazenda estava necessitando. 

“Foi um longo percurso, por vezes complexo, mas que realmente precisava acontecer. Todos integrados, os veteranos e a turma recém-chegada, tocaremos projetos importantes para a arrecadação municipal e a qualidade dos serviços ofertados à população”, enfatiza Carlos Augusto.

Para distribuir os novos auditores entre os diversos setores da secretaria, foi feita a análise curricular de cada um, observada as aptidões demonstradas, ainda no curso de formação, e a necessidade dos departamentos. 

“Fizemos uma divisão inicial e lotamos os servidores em locais estratégicos. Mais para frente, também faremos um rodízio entre eles para que conheçam o serviço como um todo e tenham uma visão geral da Semfaz”, esclarece Carlos Augusto, que é diretor do Departamento de Tributos Mobiliários (DTM) e recebeu um novo colega em sua equipe. 

Outras duas novas auditoras foram lotadas no Departamento de Gestão da Inadimplência (DGI), entre elas Vitória de Almeida Costa.

“Tivemos uma boa base teórica durante o curso, agora, vamos ver como funciona, de fato, as operações e o dia a dia de trabalho”, pontua Vitória, enquanto recebe orientações de um dos colegas de setor. 

A Assessoria Técnica da Secretaria da Fazenda (Astec) também recebeu o reforço de um novo auditor em seu quadro de servidores, assim como o Departamento de Tributos Imobiliários (Dtim), que terá cinco auditores da turma recém-chegada integrando o grupo. 

“A chegada dos colegas era uma grande expectativa, não só pela juventude e a energia nova, mas porque são pessoas com visões diferentes, com pensamentos ‘fora da caixa’. Temos a necessidade de deslanchar processos que estão chegando e eles darão celeridade a isso, bem como discutir ideias, com perspectivas de uma maior funcionalidade. Então essa chegada refletirá, não somente na agilidade dos processos internos, mas no que é oferecido ao contribuinte, que o nosso maior interessado. A arrecadação é uma consequência, mas o foco é facilitar e financiar os projetos de melhoria da qualidade de vida que a prefeitura tanto deseja”, pondera o auditor Altamirando Dórea, lotado no Dtim. 

O novo colega de setor, Diego Villendel Rodrigues, ressalta que a hora é de “matar a ansiedade” que ele está desde a publicação do edital do concurso. 

“Tem sido muito gratificante colocar em prática os conhecimentos que adquirimos durante esta longa jornada, tanto de preparação para as provas quanto do curso de formação. Agora, enfim, poderemos contribuir com as tarefas diárias e realizar a função para qual fomos designados e lutamos tanto para conseguir”, comemora Diego. 

Para finalizar a distribuição dos recém-chegados, o Departamento de Fiscalização Tributária (DFT) recebeu dez auditores, e o diretor do setor, Wallace Barbosa, conta que, neste primeiro momento, o grupo traçará o planejamento das ações. 

“Evidentemente temos as demandas diárias, resoluções de processos e algumas fiscalizações pontuais. Mas, paralelo a isso, vamos partir para projetos estruturantes, com elaboração de um cronograma, objetivos bem definidos, e entendemos que em breve os resultados vão começar a acontecer”, garante Wallace.